Promovendo a Consciência de Gênero e Habilidades Criativas no Ensino Médio através do Design Thinking e Tecnologias Educacionais

  • Camilla Luisa Rustick Fanzlau IFFar
  • Cristina Paludo Santos IFFar

Resumo


Este artigo relata a experiência da aplicação da abordagem Design Thinking para alunos do primeiro ano do ensino médio, com o objetivo de abordar a representatividade feminina nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). São descritas as etapas realizadas, os materiais utilizados e os tempos destinados a cada etapa. Os resultados obtidos com a implementação dessa abordagem são compartilhados no intuito de inspirar e incentivar outros educadores a adotarem o Design Thinking como uma abordagem para estimular a reflexão, a criatividade e a busca por soluções inovadoras em temas relevantes. Acredita-se que essa abordagem contribui para enriquecer o processo de ensino, enquanto estimula a formação de cidadãos críticos e engajados em questões sociais contemporâneas.

Referências

Barros, D. S. et al. (Org.). Tecnologia, Design e Educação: Perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019 Bechara, João José Bignetti. Design thinking: estruturantes teórico-metodológicos inspiradores da inovação escolar. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Behar, P. A. Design Thinking na Educação: Como os professores podem usar os conceitos e as ferramentas de design para inovar na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2019.

Farias, Fernando Lucas de Oliveira et al. GEORobótica-Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Geografia no Ensino Médio: um relato de experiência da robótica educacional com alunos de escola pública. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE). SBC, 2019. p. 168-177.

Ferrarini, Rosilei; Saheb, Daniele; Torres, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019.

Gusmão, Rogério; De Oliveira Soares, Cláudia Vivien Carvalho; Barreto, Denise Aparecida Brito. DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NÃO ALIENADA. fólio-Revista de Letras, v. 14, n. 2, 2022.

Ildebrand, Isaias dos Santos; Fronza, Cátia de Azevedo; Luiz, Simone Weide. Quando a língua portuguesa visita a Libras: explorando o design thinking e o contato entre línguas no Ensino Médio. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 4, p. 1162-1178, 2020.

Michels, Ana Beatriz; Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira; Aragón, Rosane. Design Thinking no desenvolvimento profissional docente: um olhar para a construção de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 253-263.

Moran, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

Moreira, Marcos Vinicius Carlos; Simião Ferreira, Juliana; De Carvalho, Plauto Simão. Metodologias Ativas e Estratégias para Estimular o Engajamento Criativo dos Estudantes por Meio do Design Thinking e Tecnologias Digitais. Revista Anápolis Digital, v. 16. n. 2, 2022.

Souza, Thaúsi Frota Sá Nogueira Neves; Pereira, Daniel Vale; De Azevedo, Cláudio Roberto Freire. Uso do Design Thinking para o Desenvolvimento e Construção de Projetos Educacionais em Saúde utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação. Revista Chronos Urgência, v. 1, n. 1, 2021.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
FANZLAU, Camilla Luisa Rustick; SANTOS, Cristina Paludo. Promovendo a Consciência de Gênero e Habilidades Criativas no Ensino Médio através do Design Thinking e Tecnologias Educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 76-85. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233837.