Promovendo a Consciência de Gênero e Habilidades Criativas no Ensino Médio através do Design Thinking e Tecnologias Educacionais

  • Camilla Luisa Rustick Fanzlau IFFar
  • Cristina Paludo Santos IFFar

Resumo


Este artigo relata a experiência da aplicação da abordagem Design Thinking para alunos do primeiro ano do ensino médio, com o objetivo de abordar a representatividade feminina nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). São descritas as etapas realizadas, os materiais utilizados e os tempos destinados a cada etapa. Os resultados obtidos com a implementação dessa abordagem são compartilhados no intuito de inspirar e incentivar outros educadores a adotarem o Design Thinking como uma abordagem para estimular a reflexão, a criatividade e a busca por soluções inovadoras em temas relevantes. Acredita-se que essa abordagem contribui para enriquecer o processo de ensino, enquanto estimula a formação de cidadãos críticos e engajados em questões sociais contemporâneas.

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Publicado
06/11/2023
FANZLAU, Camilla Luisa Rustick; SANTOS, Cristina Paludo. Promovendo a Consciência de Gênero e Habilidades Criativas no Ensino Médio através do Design Thinking e Tecnologias Educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 76-85. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233837.