O Almanaque da Marquesa: Dever de Casa Desplugado e Gamificado para Pensar Computacionalmente e Programar

  • Márcia Gonçalves de Oliveira IFES
  • Genildo Ronchi Secretaria Municipal de Educação de Vitória
  • Viviane Kycila Bello Ferreira IFES
  • Maria Alice Ribeiro Dias IFES
  • Juliana Cristina dos Santos de Andrade IFES

Resumo


O Almanaque da Marquesa é um recurso didático do curso híbrido de Pensamento Computacional e Programação do Programa Corte de Lovelace destinado à iniciação tecnológica de meninas. A ideia surgiu como uma alternativa desplugada e gamificada para melhorar os desempenhos de alunas que não tinham computador em casa e ficavam em desvantagens na aquisição de ”títulos de nobreza”que representam níveis de desempenhos no curso da Corte de Lovelace. O almanaque tem como objetivos favorecer a prática extraclasse de resolução de problemas, facilitar a aprendizagem de programação e estimular o desejo de pensar computacionalmente mesmo sem o auxilio de computador. As primeiras aplicações do almanaque em escolas públicas tiveram como principais resultados o aumento do percentual de estudantes com os mais altos títulos de nobreza da Corte (marquesas e duquesas), a percepção nas escolas de que as estudantes estavam mais felizes e mais êxitos de aprendizagem.

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Publicado
06/11/2023
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; RONCHI, Genildo; FERREIRA, Viviane Kycila Bello; DIAS, Maria Alice Ribeiro; ANDRADE, Juliana Cristina dos Santos de. O Almanaque da Marquesa: Dever de Casa Desplugado e Gamificado para Pensar Computacionalmente e Programar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 119-128. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234316.