Projeto Shark Tank: uma experiência de prototipação de aplicativos usando Aprendizagem Baseada em Projetos

  • Cheila Graciela Gobbo Bombana IFRS

Resumo


A evolução tecnológica e mudanças no mundo do trabalho exigem novas competências dos alunos. Este artigo relata a implementação do Projeto Shark Tank TMSI, baseado na metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, por um grupo de professores do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. O objetivo foi relatar o processo e identificar as contribuições para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências pessoais em estudantes do ensino médio. No segundo trimestre letivo de 2022, 32 alunos criaram soluções de TI e protótipos de produtos. Os projetos foram apresentados em um evento aberto. A metodologia promoveu aprendizagem significativa e habilidades como resolução de problemas, colaboração, liderança e criatividade.

Referências

Bacich, L., & Moran, J. (Eds.). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora.

Damasceno, A. (2022). Engenharia de Software com metodologias ativas no ensino remoto: eficácia percebida e satisfação do aluno em foco. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, (pp. 122-131). Porto Alegre: SBC.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (Eds.). (2009). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Design de interação: além da interação homem‐computador. Porto Alegre: Bookman.

Pressman, R. S. (2011). Engenharia de software: Uma abordagem profissional (7ª ed.). Porto Alegre: AMGH.

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio. (2019). Disponível em: [link]. Acesso em: 28 junho 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BOMBANA, Cheila Graciela Gobbo. Projeto Shark Tank: uma experiência de prototipação de aplicativos usando Aprendizagem Baseada em Projetos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 129-137. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234340.