Desafios e Perspectivas para a integração da Computação na Rede Educacional de Dois Irmãos/RS

  • Raquel Machado Leite UFRGS
  • Raquel Salcedo Gomes UFRGS

Resumo


Recentemente a Computação, abrangendo os eixos Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, passaram a integrar a Base Nacional Curricular (BNCC). Nesse sentido, este artigo descreve os desafios e perspectivas da articulação gestora da Secretaria de Educação de Dois Irmãos, RS, (SMEDI), para a inclusão do componente Computação na grade curricular da rede educacional. O processo metodológico tem característica descritiva, narrando os principais movimentos até junho de 2023. O trabalho está acontecendo, portanto, os resultados são parciais.

Referências

Brasil, BNCC. Computação Complemento à BNCC, DF: MEC, 2022.

CNE. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Parecer CNE/CEB nº 2/2022. DF: MEC, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 01 jun. 2023.

Corrêa, A. et al. O uso de Mobile Learning e Metodologias Ativas no contexto educacional. In: Anais do Workshop do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2019. p. 730.

Educaweb. Gestão em Educação Municipal. Disponível em: [link]. Acesso em 30 jun. 2023.

Gabriel, M. Fronteiras do Pensamento Somos uma tecno espécie. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 10 jun. 2023.

IBGE. Cidades e Estados: população estimada. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 28 jun. 2023.

Leite, R. et al. Trajetórias de Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto emergencial. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, Evento Online, 2020, pp. 91-100.

Ribeiro, L. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o Ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.
Publicado
06/11/2023
LEITE, Raquel Machado; GOMES, Raquel Salcedo. Desafios e Perspectivas para a integração da Computação na Rede Educacional de Dois Irmãos/RS. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 148-157. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234347.