Desafios e Perspectivas para a integração da Computação na Rede Educacional de Dois Irmãos/RS
Resumo
Recentemente a Computação, abrangendo os eixos Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, passaram a integrar a Base Nacional Curricular (BNCC). Nesse sentido, este artigo descreve os desafios e perspectivas da articulação gestora da Secretaria de Educação de Dois Irmãos, RS, (SMEDI), para a inclusão do componente Computação na grade curricular da rede educacional. O processo metodológico tem característica descritiva, narrando os principais movimentos até junho de 2023. O trabalho está acontecendo, portanto, os resultados são parciais.
Referências
CNE. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Parecer CNE/CEB nº 2/2022. DF: MEC, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 01 jun. 2023.
Corrêa, A. et al. O uso de Mobile Learning e Metodologias Ativas no contexto educacional. In: Anais do Workshop do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2019. p. 730.
Educaweb. Gestão em Educação Municipal. Disponível em: [link]. Acesso em 30 jun. 2023.
Gabriel, M. Fronteiras do Pensamento Somos uma tecno espécie. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 10 jun. 2023.
IBGE. Cidades e Estados: população estimada. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 28 jun. 2023.
Leite, R. et al. Trajetórias de Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto emergencial. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, Evento Online, 2020, pp. 91-100.
Ribeiro, L. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o Ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.