Prática Pedagógica Construcionista com a Linguagem de Programação Scratch em uma abordagem STEAM

  • Katia Monica Verdim Eggert UFSC
  • Monica Aparecida Asquino Secretaria de Educação Joinville-SC
  • Dulce Márcia Cruz UFSC

Resumo


Este artigo discute a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas atuais. Propõe a inclusão de atividades que utilizem a linguagem de programação Scratch, dentro da perspectiva STEAM, de modo a promover uma formação integral ao educando. A STEAM parte da abordagem multidisciplinar baseada no aprendizado através das Ciências, Tecnologias, Engenharia (construção), Artes e Matemática. Esta também é a visão da teoria de aprendizagem construcionista que propõe o aluno como protagonista e que aprende criando. Neste texto, iremos unir as duas visões, apresentando criações estudantis usando o Scratch em aulas de Matemática.

Palavras-chave: aprendizado, Scratch, STEAM, construcionismo, educação básica

Referências

ALMEIDA, M. E. de (2000). Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, Seed.

BACICH, L.; HOLANDA, L. (org.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020. 229 p. (Desafios d).

BORGES, G C. C. A.; LOURENÇO, R. S. da P.; BRITO, S. L. da S. L.; PAIVA, M.C. L. de; REIS, M. K. S.; MAIA, D. L.. A abordagem STEAM e o protagonismo discente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 348-358. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225673.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Mec, 2019. 600 p. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 fev. 2020.

ESPINOSA, J. B.. Educación STEAM: introducción a una nueva forma de enseñar y aprender. Bogotá (Colombia): Agencia Isbn Camara del Libro (31 Maio 2018), 2022. 335 p. Prólogo: Cary Sneider Ph. D.

LI, C. Maker-based STEAM education with Scratch tools. World Transactions On Engineering And Technology Education, Melbourne, Australia, v. 14, n. 1, p. 151-156, 2016. Semanal. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2023.

LIMA, Antonio Alexandre; PIMENTEL, Mariano; S. N. NUNES, Maria Augusta. A Criação de Atividades com Histórias em Quadrinhos no Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO https://doi.org/10.5753/wie.2022.225673 (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 156-161. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226751.

MARINHO, Anna Raquel da Silva; SOUZA, Givanaldo; ROSA, Jean; MORAIS, Pauleany Simões de. O uso do Scratch na Educação Básica: Um relato de experiência vivenciada no PIBID. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 402-411. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.402.

MORAN, J. M. (2012). A Educação que desejamos – Novos Desafios de como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus.

PAPERT, S. (1986). LOGO: Computadores e a Educação. São Paulo: Brasiliense.

PAPERT, S. (2008). A Máquina das Crianças: repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas.

PEA, R. D.; KURLAND, D.Midian. On the cognitive effects of learning computer programming. New Ideas In Psychology, [S.L.], v. 2, n. 2, p. 137-168, jan. 1984. Trimestral. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/0732-118x(84)90018-7. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 jun. 2023.

RESENDE, A. F. de L. C. ; PEREIRA, G. R.. Uma proposta STEAM para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio do jogo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (Rencima), São Paulo, v. 13, n. 2, p. 1-25, 29 jun. 2022. Trimestral. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2022.

RESNICK, M. (2020). Jardim da Infância para a vida toda. Porto Alegre: Penso..

VALENTE, J. A. (org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. 2. ed. Campinas Sp: Unicamp / Nied, 1988. 501 p.

YAKMAN, G.. STEAM Education: an overview of creating a model of integrative education. Researchgate, Blacksburg, v. 1, n. 1, p. 1-28, 2008. Semestral. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 jun. 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
EGGERT, Katia Monica Verdim; ASQUINO, Monica Aparecida; CRUZ, Dulce Márcia. Prática Pedagógica Construcionista com a Linguagem de Programação Scratch em uma abordagem STEAM. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 158-168. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234360.