Relato de Experiência: Contribuições do Pilar Reconhecimento de Padrões na Formação de Neurodivergentes da APAE

  • Andressa C. S. Chaves P. A. Santos UNIRIO
  • Antonio Alexandre Lima UNIRIO / UERJ
  • Maria Augusta S. N. Nunes UNIRIO

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) transpassa relações humanas, resolução de problemas e, aqui, traz as contribuições para a formação de neurodivergentes. O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência da aplicação de duas atividades desplugadas utilizando emoticons impressos através do pilar Reconhecimento de Padrões (RP) para 12 assistidos da APAE de Iguaba Grande - RJ, avaliando de modo qualitativo e interpretativo, a capacidade de reconhecer as emoções e suas expressões faciais. O RP, em conjunto com Língua Portuguesa e Artes, teve como referência o objetivo EI03CO01 do Complemento à BNCC sobre Computação. Observou-se o bom potencial interdisciplinar do RP para a formação dos neurodivergentes, impulsionando a neuroplasticidade.

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Publicado
06/11/2023
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SANTOS, Andressa C. S. Chaves P. A.; LIMA, Antonio Alexandre; NUNES, Maria Augusta S. N.. Relato de Experiência: Contribuições do Pilar Reconhecimento de Padrões na Formação de Neurodivergentes da APAE. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 169-181. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234361.