Programação e Computação em Cluster: Um Relato de Experiência na Educação Profissional Técnica em Informática

  • Helder Daniel de Azevedo Dias UFPA
  • Josivaldo de Souza Araújo UFPA

Resumo


Os clusters de computadores se tornaram uma opção sustentável e de baixo custo no desenvolvimento de Arquiteturas de Alto Desempenho, e um incentivo no processo de ensino e aprendizagem da Programação Paralela. Dessa forma, este trabalho relata uma experiência vivenciada pelos alunos dos cursos técnicos de Informática e de Manutenção de Computadores do Instituto Federal do Pará (IFPA) –Campus Abaetetuba. O objetivo da oficina foi apresentar, aos alunos, apossibilidade de desenvolver uma arquitetura paralela, um cluster do tipo Beowulf,com equipamentos tradicionais e que puderam ser utilizados, também, para introduzirfundamentos da Programação Paralela com a execução de códigos utilizando oOpenMP e o OpenMPI. Os resultados foram motivadores, pois os alunos ressaltarama importância desse tipo de formação nas suas matrizes curriculares, além deevidenciar e compreender, de forma simples e objetiva, conceitos de TI Verde,Arquitetura e Programação Paralela.

Referências

ACM and IEEE-CS (2020). Computing Curricula: Paradigms for Global Computing Education.

Almeida Jr, R.; Farias, H.; Saavedra, M.; Araújo, J., (2021). Metodologias de Ensino na Programação Paralela com Placas Gráficas: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In. XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 1243- 1252, Congresso on-line. DOI: 10.5753/sbie.2021.218451

Almeida Jr., R.; Araújo, J. S., (2022). Uma Avaliação do uso das Placas Gráficas no Ensino da Programação Paralela nos Cursos de Computação no Brasil. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), p. 357–368, Niterói – RJ.

CNE/CEB (2020). Resolução nº 2. In Diário Oficial da União, 21 de dezembro de 2020. Seção 1, pp. 170.

Dias, H. D. de A; Araújo, J. de S. (2022); Uma Avaliação do Ensino da Programação e da Introdução dos Conceitos de Computação de Alto Desempenho nos Cursos Técnicos de Informática: Um Estudo de Caso em um Instituto Federal no Interior do Pará. In 19th Internacional Conference in Information Systems and Technology Management (CONTECSI). São Paulo – SP. DOI: 10.5748/19CONTECSI/PSE/EDU/6932

Martins, G. (2020); Avaliação do Uso de Desafios no Aprendizado de Programação Paralela. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação e Matemática Computacional, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo.

Santos Jr., M. F., Silva, S. A. (2020), Mostra de Ideias: Aplicação de uma Metodologia Gamificada e Baseada em Problemas no curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Mato Grosso In XXVII Workshop sobre Educação em Computação (WEI). p. 151-155. Cuiabá – MT.

Zorzo, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Araujo, R. M. de; Correia, R.; Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. In Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Publicado
06/11/2023
DIAS, Helder Daniel de Azevedo; ARAÚJO, Josivaldo de Souza. Programação e Computação em Cluster: Um Relato de Experiência na Educação Profissional Técnica em Informática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 182-191. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234370.