Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante
Resumo
Este artigo apresenta uma prática investigativa com alunos do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio. Durante as aulas de matemática os estudantes foram desafiados a construir uma dobradura e, a partir dela, diferentes objetos-de-pensar-com foram utilizados, permitindo investigações de conceitos matemáticos e computacionais. A análise de dados foi embasada na abstração reflexionante de Piaget e no conceito de objetos-de pensar-com de Papert. Identificamos que os diversos objetos-de-pensar-com contribuíram para que diferentes patamares de reflexionamento ocorressem em relação aos conceitos matemáticos e computacionais.Referências
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Vicari, R. M.; Moreira, A.; Menezes, P. B. (2018), “Pensamento Computacional: Revisão Bibliográfica”.192p.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
BONA, Aline Silva De; ROCHA, Kátia Coelho da; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo.
Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 202-212.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234378.