Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante

  • Aline Silva De Bona IFRS
  • Kátia Coelho da Rocha UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS

Resumo


Este artigo apresenta uma prática investigativa com alunos do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio. Durante as aulas de matemática os estudantes foram desafiados a construir uma dobradura e, a partir dela, diferentes objetos-de-pensar-com foram utilizados, permitindo investigações de conceitos matemáticos e computacionais. A análise de dados foi embasada na abstração reflexionante de Piaget e no conceito de objetos-de pensar-com de Papert. Identificamos que os diversos objetos-de-pensar-com contribuíram para que diferentes patamares de reflexionamento ocorressem em relação aos conceitos matemáticos e computacionais.

Referências

Becker, F. (2012) Educação e construção do conhecimento. 2 ed., Porto Alegre: Penso, 200p.

Bona, A. S. (2022) “A Resolução de Problemas Investigativos de Matemática e o Pensamento Computacional na Escola Básica: um processo complexo de abstração segundo a Teoria de Piaget”, In: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 5, edição especial, p. 149-164.

Cunha, D. A. (2021) “Dividir e brincar com papel: a dobradura no ensino de frações”. 1ed., Belém: Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, 44p.

Papert, S. (1985), “Logo: computadores e educação”. Tradução: José Armando Valente. São Paulo: Brasiliense, 253 p.

Piaget, J. ([1977] 1995) “Abstração reflexionante: Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais”. Porto Alegre: Artes Médicas, 292 p.

Ribeiro, L.; Foss, L.; Cavalheiro, S. A. C. (2020) “Entendendo o Pensamento Computacional”, In: Raabe, A.; Zorzo, A. F.; Blikstein, P. (Org). Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso. p.16-30.

Rocha, K. C.; Basso, M. V. A. (2021) “Pensamento computacional na formação de professores de matemática”, In: RENOTE, v. 19, n. 2, p. 426–436, 2021.

Wing, J. M. (2006), “Computational Thinking”, In: Communications of the ACM, vol. 49, n. 3, p.33-35, March.

Vicari, R. M.; Moreira, A.; Menezes, P. B. (2018), “Pensamento Computacional: Revisão Bibliográfica”.192p.
Publicado
06/11/2023
BONA, Aline Silva De; ROCHA, Kátia Coelho da; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 202-212. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234378.