Integrando Recursos de TIC no Empreendedorismo para Jovens Estudantes: Um Relato de Experiência de uma Oficina de Projetos

  • Danyllo W. Albuquerque IFPB / UFCG
  • Isabelle M. L. de Souza IFPB / UFCG
  • Danilo dos S. Freire UFCG
  • Lívia M. S. Campos UFCG
  • Maxwell G. de Oliveira UFCG
  • Cleone F. de Souza UFCG
  • Nathalie B. da M. Silveira UFCG
  • Verônica M. de Oliveira UFCG

Resumo


A integração de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no empreendedorismo tornou-se um aspecto crucial para fomentar soluções inovadoras. No entanto, a formação de jovens estudantes nessa área apresenta desafios significativos. Este artigo descreve uma oficina de projetos que objetivou uma formação em empreendedorismo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios sociais. Os participantes receberam formação interdisciplinar, constituíram equipes, identificaram problemas, criaram e validaram soluções tecnológicas. Os resultados mostraram a participação de 58 estudantes, gerando 12 soluções em diversas áreas como igualdade de gênero, consumo responsável, agricultura, saúde e educação. Após a realização da formação, notou-se que 65% dos participantes manifestaram interesse em trabalhar na área de TIC e que 95% dos participantes consideraram a oficina uma contribuição significativa para o conhecimento em empreendedorismo e inovação. Os resultados destacam a importância de promover a educação empreendedora para jovens estudantes, capacitando-os para enfrentar desafios tecnológicos e futuras carreiras.

Referências

Battistelli, A. and Nonnis, M. (2016). Information and communication technology as an enabler of entrepreneurship education: A systematic literature review. Journal of Science Education and Technology, 25(5):733–752.

Boscarioli, C., Rodrigues, L. A., da Silva, I. F., Lago, S. M. S., Meneghatti, M. R., da Piedade Araújo, M., and Caus, G. D. (2022). Curricularização da extensão no ensino de empreendedorismo em computação: Interdisciplinaridade e vivência estudantil. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 145–156. SBC.

Boszczowski, A. K. and Teixeira, R. M. (2012). O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Revista Economia & Gestão, 12(29):141–168.

da Silva, É. A., da Silva, J. F., Costa, J. M., de Araújo, C. W., and Albuquerque, F. D. d. O. (2015). O empreendedorismo e a inovação transformados em modelos de sucesso em uma instituição de ensino superior de alagoas. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 604–613. SBC.

de Souza Rabelo, D. S., Junior, H. L., Burlamaqui, A., Rabelo, H., Valentim, R., Rabelo, D. A., and Silas, D. (2018). Desenvolvimento de sistemas computacionais utilizando aprendizagem baseada em problemas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 188.

Draycott, M. and Rae, D. (2015). Entrepreneurship education: Dead ends and new directions. International Small Business Journal, 33(1):5–24.

Duval-Couetil, N. (2013). Assessing the impact of entrepreneurship education programs: Challenges and approaches. Journal of small business management, 51(3):394–409.

Ferreira, J. and Raposo, M. (2018). Entrepreneurship education: A systematic literature review of pedagogical approaches. Journal of Entrepreneurship Education, 21(2):1–27.

Garcia, R., Araujo, V., Mascarini, S., Silva, A. O., and Ascúa, R. (2012). Empreendedorismo acadêmico no brasil: uma avaliação da propensão à criação de empresas por estudantes universitários. Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, 1(3):36–63.

Gupta, V. and Gupta, H. (2020). Integrating entrepreneurship education in school curriculum: A systematic review of models and approaches. Education + Training, 62(1):2–20.

Hatak, I., Kautonen, T., and Kibler, E. (2018). Career choice intentions among students: The role of entrepreneurship education. European Journal of International Management, 12(6):774–795.

Kim, G., Kim, D., Lee, W. J., and Joung, S. (2020). The effect of youth entrepreneurship education programs: Two large-scale experimental studies. SAGE open, 10(3):2158244020956976.

Kobaiassi, E. and Araujo, R. (2023). S21a: Avaliação de competências de empreendedorismo digital em laboratórios de inovação aberta no ensino médio. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 166–171, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Martin, R. L. (2009). The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Harvard Business Press.

Ndedi, A. A. (2013). Challenges and perspectives facing the development of entrepreneurship education and training in south africa. World Journal of Entrepreneurship, Management and sustainable development, 9(2/3):126–132.

Pimentel, G. S. R. (2019). O brasil e os desafios da educação e dos educadores na agenda 2030 da onu. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, 1(3):22–33.

Pittaway, L. and Edwards, C. (2012). Assessing entrepreneurial intentions and competencies in undergraduate students: A cross-regional comparison. International Small Business Journal, 30(2):189–208.

Pletsch, M. D., de Oliveira, M. C. P., and Colacique, R. C. (2020). Apresentação-inclusão digital e acessibilidade: desafios da educação contemporânea. Revista Docência e Cibercultura, 4(1):13–23.

Santiago, B. and Braz, R. (2022). O uso de atividades desplugadas nas oficinas de empreendedorismo. In Anais do I Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, pages 42–51, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Schaefer, R. and Minello, I. F. (2016). Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(3):60–81.

Souza, D., Vergottini, V., and Bernini, D. S. D. (2018). Educação dos tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre eduscrum. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 51.

Stadler, A. and Smith, A. M. (2017). Entrepreneurship in vocational education: A case study of the brazilian context. Industry and Higher Education, 31(2):81–89.

Studdard, N. L., Dawson, M., and Jackson, N. L. (2013). Fostering entrepreneurship and building entrepreneurial self-efficacy in primary and secondary education. Creative and Knowledge Society, 3(2):1.
Publicado
06/11/2023
ALBUQUERQUE, Danyllo W.; SOUZA, Isabelle M. L. de; FREIRE, Danilo dos S.; CAMPOS, Lívia M. S.; OLIVEIRA, Maxwell G. de; SOUZA, Cleone F. de; SILVEIRA, Nathalie B. da M.; OLIVEIRA, Verônica M. de. Integrando Recursos de TIC no Empreendedorismo para Jovens Estudantes: Um Relato de Experiência de uma Oficina de Projetos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 246-257. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234389.