A Realidade Virtual como Recurso Educacional no Ensino da Biologia: uma Análise dos Benefícios no Engajamento e Aprendizagem dos Estudantes
Resumo
Este artigo investiga o uso realidade virtual (RV) como recurso educacional no ensino da biologia, o estudo teve por objetivo investigar como a utilização da RV pode potencializar a aprendizagem dos estudantes, por meio de uma experiência imersiva e interativa no estudo da fita de DNA. A pesquisa foi conduzida em uma escola de ensino médio com a participação de alunos do 1º ano, os quais foram submetidos a duas aulas expositivas, uma sobre a fita de DNA e outra sobre a realidade virtual (RV), além disso, os alunos participaram de uma aula prática utilizando óculos de RV. Os resultados mostram que a RV desperta a curiosidade dos estudantes sendo eficaz para a compreensão de conteúdos abstratos.
Referências
Costa, F., Leite, A., & Cunha, D. (2020). Ressignificação de territórios: A Realidade Virtual no acesso a outros povos e culturas.. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 82-91). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/cbie.sbie.2020.82
de Campos Filho, A. S., De lemos, W. B., De souza, R. C., & de Lima, L. L. B. (2020). Realidade virtual como ferramenta educacional e assistencial na saúde: uma revisão integrativa. Journal of health informatics, 12(2). [link].
de Sousa, S. K. A., de Santana Oliveira, C. V., Silva, M. A., & Anjos, P. C. S. (2019). Realidade virtual e aumentada: apoio para a prática contextualizada e interdisciplinas na educação básica, técnica e tecnológica. Revista Expressão Científica (REC), 4(3), 93–99. [link].
Koerich, M. S. et al. (2009). Pesquisa-ação: ferramenta metodológica para a pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 11, n. 3.
Lima Junior, H., Dantas, R., & Andrade, M. (2021). O Uso de Aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada como Ferramentas Pedagógicas na Educação Básica. In Anais da XXI Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, (pp. 181-188). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/erbase.2021.20072.
Minayo, M. C. de S. (Org.). (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. 408 p.
Moraes, C. de S. (2023). A genética no ensino de biologia: sua história, importância, desafios e adaptações metodológicas em consonância com a revolução digital. [link].
Otto, R. dos S. (2020). Realidade virtual e aumentada no ensino de biologia: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental. [link].
Ramos Fonseca, K., Cabral de Oliveira, C. B., & Guelero do Valle, M. (2022). O uso da realidade virtual no ensino de biologia: análise de tours do aplicativo google expedições. RENOTE, 20(1), 328–337. https://doi.org/10.22456/1679-1916.126680
Santos, V. M. D. S. et al. (2022). A Realidade Virtual Como Mecanismo Facilitador No Ensino De Ciências. Conedu.
Tori, R., Da, M., Hounsell, S., & Alegre, P. (2020). Realidade Virtual e Aumentada 3 a edição (Pré-Simpósio SVR 2020). Org.br. Recuperado 6 de julho de 2023, de [link].