A Realidade Virtual como Recurso Educacional no Ensino da Biologia: uma Análise dos Benefícios no Engajamento e Aprendizagem dos Estudantes

  • Maria Eduarda S. de Lima UEA
  • Ramon B. da Silva UEA
  • Ramon T. Leitão UEA
  • Rosenilde S. da Silva UEA
  • João da Mata L. Filho UEA

Resumo


Este artigo investiga o uso realidade virtual (RV) como recurso educacional no ensino da biologia, o estudo teve por objetivo investigar como a utilização da RV pode potencializar a aprendizagem dos estudantes, por meio de uma experiência imersiva e interativa no estudo da fita de DNA. A pesquisa foi conduzida em uma escola de ensino médio com a participação de alunos do 1º ano, os quais foram submetidos a duas aulas expositivas, uma sobre a fita de DNA e outra sobre a realidade virtual (RV), além disso, os alunos participaram de uma aula prática utilizando óculos de RV. Os resultados mostram que a RV desperta a curiosidade dos estudantes sendo eficaz para a compreensão de conteúdos abstratos.

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Publicado
06/11/2023
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LIMA, Maria Eduarda S. de; SILVA, Ramon B. da; LEITÃO, Ramon T.; SILVA, Rosenilde S. da; L. FILHO, João da Mata. A Realidade Virtual como Recurso Educacional no Ensino da Biologia: uma Análise dos Benefícios no Engajamento e Aprendizagem dos Estudantes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 268-278. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234408.