Exploring the impact of gamification and the Flippity tool in teaching Brazilian culture: insights and recommendations

  • Franciely Pereira Moreira IFTM
  • Danielli Araújo Lima IFTM

Resumo


A gamificação na educação torna a aprendizagem envolvente, motivadora e interativa, estimulando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades por meio de elementos de jogos. Nesse contexto, este relatório experiencial tem como objetivo descrever e refletir sobre o uso de jogos como auxílio no processo de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental, e como o uso da ferramenta digital Flippity pode contribuir para esse processo. Além disso, realizamos uma análise bibliográfica para enriquecer a reflexão. O estudo revela resultados positivos do uso de jogos na educação de alfabetização de crianças, proporcionando experiências de aprendizagem prazerosas. Com base nesses achados, oferecemos seis recomendações para aprimorar a gamificação no ensino da alfabetização para fomentar o ensino efetivo para os estudantes.

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Publicado
06/11/2023
MOREIRA, Franciely Pereira; LIMA, Danielli Araújo. Exploring the impact of gamification and the Flippity tool in teaching Brazilian culture: insights and recommendations. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 298-308. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234434.