Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio para Área de Computação: Um Relato de Experiência
Resumo
Este artigo apresenta um estudo com o objetivo de investigar como a abordagem pedagógica da Robótica Educacional pode despertar o interesse dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio e promover o aprendizado de forma dinâmica e interativa. O estudo foi conduzido em quatro fases progressivas, utilizando recursos como a plataforma Arduino e o modelo ESP32. Os resultados obtidos mostraram que a Robótica Educacional pode ser uma estratégia eficaz para incentivar os alunos a considerarem carreiras na área de Computação. Compreender esse impacto é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de orientação vocacional efetivas.
Referências
Bianconcini de Almeida, M. E. (2008). Boletim de Educação Matemática. Recuperado 6 de julho de 2023, de Redalyc.org website: [link]
Bittencourt, R. A., Santana, B. L., & Araujo, L. G. J. (2021). Computação fundamental: currículo e livros didáticos de computação para o ensino fundamental II. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 662-691.
Cardoso, M. G., & Lança, J. F. (2021). A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), 11(4), 190-204.
Oliveira, A. M. (2021, July). Ensino de programação para crianças e o desenvolvimento do pensamento computacional: algumas reflexões. In Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207 (Vol. 18, No. 1, pp. 100-113).
De Souza, G. L. R. M. A. A. J. E., & Bento Pereira, L. F. F. (2019). A Robótica Educacional Como Ferramenta de Estímulo Para Aprendizagem De Crianças Por Meio Da Linguagem De Programação Logo: Um Estudo De Caso Para A Extensão. Laboratório de Estudos em Sistemas Automáticos Inteligentes (Vol. 170). Centro, CEP 36307-352, São João del-Rei, MG, Brasil.
Fernandes, M., Santos, C. A. M. dos, Souza, E. E. de, & Fonseca, M. G. (2018). Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018). Sociedade Brasileira de Computação SBC.
Filho, S., & Da, F. B. (2019). Fundamentos da robótica educacional desenvolvimento, concepções teóricas e perspectivas. Recuperado 22 de junho de 2023, de Org.br website: [link]
Machado, K. K., & Dutra, A. (2023). Pensamento computacional: Uma análise da ementa do componente curricular no novo Ensino Médio. Ensino e Tecnologia em Revista, 7(2), 651-663.
Palácio, M. A. V., Takenami, I., Gonçalves, L. B., & Cecon, R. S. (2022). Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19. EaD em Foco, 12(1).
Pasqueline, D., Scaico, F., Corlett, F., Paiva, E., Henning, S., & Raposo, Y. (2020). Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio. Recuperado 25 de junho de 2023, de Org.br website: [link].
Perez, C. F. D. S. (2020). Robótica educacional: uma possibilidade no ensino da Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Santos, J. M.; frota, V. B.; pereira, M. M.; Lima, H. F. O.; & Queiroz-Neto, J. (2019). ROBÔ-TI: Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Ensino Médio na Área de Tecnologia da Informação. Recuperado 28 de junho de 2023, de Edu.br website: [link].
Santos, R., & Silva, M. (2020). A robótica educacional: entendendo conceitos. Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, 13(3), 345–366.
doi:10.3895/rbect.v13n3.10965 Silva, L. F. A, Coelho, D. M, Barros, D. M & Gonçalves, L. A. (2019). Robótica pedagógica como estratégia para a aprendizagem significativa. Educação e Tecnologias, v. 4, n. 1, p. 1-17.
Silva, M. C. da, Lima, J. V. de & Silva, F. Q. B. da. (2017). O ensino de computação na educação básica: uma análise da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 18-32. Recuperado 29 de junho de 2023: [link].