Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas no ensino de Gráficos de Funções Quadráticas

  • João Cesar Maciel Valim IFPR
  • Márcia Regina Kaminski Unioeste
  • Clodis Boscarioli Unioeste

Resumo


O Desenvolvimento do Pensamento Computacional e suas habilidades têm sido considerado, cada vez mais, importante para a formação dos estudantes, e diante disso, emergem discussões sobre sua efetiva implementação nos diversos níveis da Educação e sua relação com os demais componentes curriculares. Nesse sentido, esse artigo traz formas – e reflexões sobre os resultados, de articular o ensino do conteúdo matemático de gráficos de funções quadráticas com o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas, desenvolvidas com alunos do 1° ano do Ensino Médio.

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Publicado
06/11/2023
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VALIM, João Cesar Maciel; KAMINSKI, Márcia Regina; BOSCARIOLI, Clodis. Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas no ensino de Gráficos de Funções Quadráticas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 343-352. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234480.