Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas no ensino de Gráficos de Funções Quadráticas
Resumo
O Desenvolvimento do Pensamento Computacional e suas habilidades têm sido considerado, cada vez mais, importante para a formação dos estudantes, e diante disso, emergem discussões sobre sua efetiva implementação nos diversos níveis da Educação e sua relação com os demais componentes curriculares. Nesse sentido, esse artigo traz formas – e reflexões sobre os resultados, de articular o ensino do conteúdo matemático de gráficos de funções quadráticas com o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas, desenvolvidas com alunos do 1° ano do Ensino Médio.
Referências
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). MEC/CONSED/UNDIME de 2018. Brasília. Disponível em: http://twixar.me/vS11. Acesso em 05/07/2023.
Brasil. (2022). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Ministério da Educação (MEC). Disponível em: https://l1nk.dev/x59aW. Acesso em 05/07/2023.
Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, 2017. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. Acesso em: 12 jul. 2023.
Dante, L. R., Viana, F. (2020). Matemática em contextos: função afim e função quadrática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2020.
Kaminski, M., Klüber, T., & Boscarioli, C. (2021). Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 604-633. doi: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.604
Lee, I., Martin, F., Denner, J., Coulter, B., Allan, W., Erickson, J. & Werner, L. (2011). Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads, 2(1), 32–37.
Navarro, E. R.; Sousa, M. C. (2023). Qual o conceito de Pensamento Computacional para a Educação Matemática. São Paulo: Dialética.
Nunes, N., Alves, L., & Bona, A. (2021). O Pensamento Computacional como base para o ensino-aprendizagem de matemática através da OBMEP. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 1087-1095). Porto Alegre: SBC.
Paiva, T. Y. (2016). Aprendizagem Ativa e Colaborativa: uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemática. (Dissertação de Mestrado) - Universidade de Brasília, UNB – Brasília, DF.
Penteado, B., & Fornazin, M. (2021). Detecção de inovações tecnológicas na evolução da informática educacional no Brasil. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 157-167). Porto Alegre: SBC.
Riboldi, S. M. O., Richert, J. T. (2020). Utilização da Linguagem de Programação Scratch na Aprendizagem de Função do 1° Grau. Revista Iberoamericana de Tecnologia em Educación y Educación en Tecnologia, n° 26, pp. 63-71, 2020. doi: 10.24215/18509959.26.e7.
Rodrigues, R. M., Rodrigues, A. A., Rocha, F. S. M. (2021). Pensamento Computacional em la Educación Matemática: Mapeo Sistemático de la Literatura. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 27, p. 25-38, 2021.
SBC. (2018). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica - Ensino de Computação na Educação Básica. In Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: [link]. Acesso em 05/07/2023.
Silva, F. M., e Meneghetti, R, C. G. (2019). Matemática e o Pensamento Computacional: uma análise na pesquisa brasileira. In Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. (pp. 1-15). Cuiabá, MT.
Valente, J. A. (2016). Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno. Revista e-Curriculum, 14 (3), 864-897.
Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM. 49(3), 33-35.