Aprendendo Lógica de Programação Desenvolvendo Jogos Digitais: Um Relato de Experiência

  • Nikolas Oliver Sales Genesio UFJF
  • Maria Clara Ribeiro de Menezes UFJF
  • João Victor Corrêa de Almeida UFJF
  • Ana Paula Freitas Vilela Boaventura UFJ
  • Pedro Henrique Dias Valle UFJF

Resumo


A inserção da Computação na Educação tem sido amplamente discutida nos últimos anos. No entanto, a inclusão digital nas escolas ainda enfrenta obstáculos, como a escassez de recursos e a falta de preparação dos professores. Especialmente, o desenvolvimento do pensamento computacional e a aprendizagem da programação são habilidades essenciais para todos os estudantes. Portanto, é imprescindível promover iniciativas e políticas públicas de integração que incentivem a inclusão digital nas escolas e o ensino de conceitos de Computação, em particular, a programação. Nesse contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o ensino de lógica de programação por meio do desenvolvimento de jogos digitais, enfatizando os principais resultados alcançados, bem como as dificuldades e limitações enfrentadas durante a implementação das atividades utilizando essa abordagem.

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Publicado
06/11/2023
GENESIO, Nikolas Oliver Sales; MENEZES, Maria Clara Ribeiro de; ALMEIDA, João Victor Corrêa de; BOAVENTURA, Ana Paula Freitas Vilela; VALLE, Pedro Henrique Dias. Aprendendo Lógica de Programação Desenvolvendo Jogos Digitais: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 375-386. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234515.