Indissociabilidade entre Ensino e Extensão Através de um Projeto para Divulgação da Tecnologia da Informação na Periferia

  • Rayane S. Santos IFPE
  • Joanna V. B. Silva IFPE
  • Arthur V. S. Barbosa IFPE
  • Ingrid S. G. Farias IFPE
  • Allan D. S. Lima IFPE

Resumo


Este artigo apresenta um projeto que atua na intersecção entre o ensino e a extensão. O projeto é baseado na hipótese de que o material didático produzido para aulas de introdução à programação pode ser adaptado para promover os cursos de Tecnologia da Informação do Campus. Assim, uma metodologia foi desenvolvida utilizando conceitos da Ciência da Computação, Educação e Design para adaptar os materiais existentes, como exemplos de código, além de criar novos materiais, como um livro texto. Os resultados empíricos demonstram que mais de 250 estudantes calouros e 1300 pessoas da comunidade externa foram impactados, o que pode ser interpretado como evidência da veracidade da hipótese do projeto.

Referências

ALI, SHOUKOT. (2019). Impacts of Watching Videos on Academic Performance at University Level. In European Journal of Education Studies. https://doi.org/10.5281/zenodo.3244393

ALFAYEZ, Z. H. (2021). Designing educational videos for university websites based on students’ preferences. Online Learning, 25(2), p. 280-298. https://doi.org/10.24059/olj.v25i2.2232

BROZIK, A. Z. D. Learning styles and online education. The International Journal of Information and Learning, p. 6–11, 2007.

CARMO, Ê. P. DO; GASPARINI, I.; OLIVEIRA, E. H. T. DE. Identificação de Trajetórias de Aprendizagem em um Curso de Graduação e sua relação com a Evasão Escolar. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). Anais...Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022.

CREATIVE COMMONS (2002). Creative Commons CC-BY. Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/. Acesso em: 13 jun. 2023.

DINIZ, J. R. B.; LIMA FILHO, M. P. DE; FRANÇA, S. V. A. Avaliando Artefatos para o Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional Junto aos Licenciandos em Computação. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). Anais...Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022.

LEITE, J. P. S.; OLIVEIRA, V. A. P.; SOUSA, I. M. S. F. DE. O poder do foco na aprendizagem de programação. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). Anais...Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022.

LUPTON, E. Novos Fundamentos do Design. 1. ed. [s.l.] Cosac & Naify, 2008.

PEREIRA, W. G.; FRANÇA, R. S. DE. Ensino de Computação na Educação Básica: Onde está Paulo Freire? Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). Anais...Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022.

RIBEIRO, L. et al. Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). Anais...Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022.

SCHEFFEL, E. J. S.; MOTTA, C. L. R. Desenvolvimento das competências de Computação dispostas na BNCC a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas com alunos do ensino fundamental. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). Anais...Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022.

MELO, P. R. et. al (2015). Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal, v. 3, 2015. Disponível em: https://ifmt.edu.br/conteudo/pagina/manual_da_marca/. Acesso em: 18 fev. 2022.

STANFORD UNIVERSITY (2023). Stanford Online. Disponível em: https://online.stanford.edu/. Acesso em: 28 mar. 2023.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2023). USP: Universidade de São Paulo: e-Aulas: Portal de videoaulas. Disponível em: https://eaulas.usp.br/portal/home. Acesso em: 28 mar. 2023.
Publicado
06/11/2023
SANTOS, Rayane S.; SILVA, Joanna V. B.; BARBOSA, Arthur V. S.; FARIAS, Ingrid S. G.; LIMA, Allan D. S.. Indissociabilidade entre Ensino e Extensão Através de um Projeto para Divulgação da Tecnologia da Informação na Periferia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 408-418. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234617.