Explorando a iniciação à programação de computadores com abordagens ativas: um relato de experiência com estudantes dos anos finais do ensino fundamental

  • Maria Angélica Figueiredo Oliveira IFFar
  • Thais Andrea Baldissera IFFar
  • Cristiano Sasse dos Santos IFFar
  • Edson M. Fumagalli Junior IFFar
  • Naiana Dalla Nora S. Bolzan Secretaria Municipal de Educação de Júlio de Castilhos-RS

Resumo


Conforme a tecnologia se torna cada vez mais presente em todos os contextos, é essencial oportunizar no cenário escolar formas de explorar e dominar ferramentas e conceitos tecnológicos. Neste sentido, este trabalho abordou a iniciação à programação de computadores para aproximadamente 400 estudantes de escolas públicas com o foco nos anos finais do ensino fundamental por meio de abordagens ativas. Utilizando estratégias práticas e envolventes, através de ferramentas como Scratch, Arduino e Tinkercad, os estudantes foram capacitados a criar soluções e desenvolver projetos interativos. Os resultados obtidos demonstraram uma recepção positiva, evidenciando a importância de investir em iniciativas que visem a formação dos estudantes para os desafios da era digital.

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Publicado
06/11/2023
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OLIVEIRA, Maria Angélica Figueiredo; BALDISSERA, Thais Andrea; SANTOS, Cristiano Sasse dos; FUMAGALLI JUNIOR, Edson M.; BOLZAN, Naiana Dalla Nora S.. Explorando a iniciação à programação de computadores com abordagens ativas: um relato de experiência com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 429-438. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234688.