Arduino e TinkerCad: recursos potenciais para desenvolver a Cultura Digital em estudantes da Educação Básica

  • Leonam Vieira Hemann UFN
  • Ana Marli Bulegon UFN

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados do uso do Arduino e TinkerCad para a promoção da Cultura digital de estudantes da Educação Básica, como sugere a BNCC. As atividades foram realizadas com 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul/Brasil, de forma presencial, durante o ano de 2022. Os trabalhos evidenciaram a aprendizagem dos estudantes acerca da Linguagem de Programação (LP), utilizada no TinkerCad e Arduino, e a conexão dos conceitos físicos e matemáticos, estudados em aula, com a Robótica Educacional (RE) e o Pensamento computacional (PC), por meio da resolução de problemas cotidianos.

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Publicado
06/11/2023
HEMANN, Leonam Vieira; BULEGON, Ana Marli. Arduino e TinkerCad: recursos potenciais para desenvolver a Cultura Digital em estudantes da Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 439-450. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234775.