“Coleta Seletiva Mobile”: um jogo educativo em realidade virtual para Educação Ambiental

  • Andromeda M. Campos IFES
  • Danieli S. Oliveira IFES
  • Marlon Padovani IFES
  • Victor Tragnago IFES
  • Caio P. Mariano IFES

Resumo


O presente artigo apresenta o desenvolvimento e validação de um jogo educativo em realidade virtual (RV), denominado "Coleta Seletiva Mobile", com o objetivo de conscientizar e ensinar a prática da coleta seletiva à comunidade acadêmica e à comunidade do entorno do campus. O jogo foi desenvolvido para dispositivos móveis, utilizando o motor gráfico Unity e os modelos 3D dos resíduos, lixeiras e cenários foram feitos no software Blender. A metodologia da pesquisa se fundamenta na idealização e desenvolvimento de jogos educacionais, produzido por meio de recursos tecnológicos da realidade virtual, e a abordagem teve um perfil quantitativo e qualitativo. A metodologia de gestão e desenvolvimento do projeto fundamentalmente ágil. O jogo foi validado pela comunidade acadêmica e do entorno, e 97,5% dos respondentes afirmaram que o jogo está alinhado com o objetivo da aprendizagem do conteúdo para o qual foi desenvolvido; 55% afirmaram que o software ajudou a entender completamente os conceitos relacionados à coleta seletiva tratados no jogo, e 30% afirmaram que esse objetivo foi atingido em grande parte.

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Publicado
06/11/2023
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CAMPOS, Andromeda M.; OLIVEIRA, Danieli S.; PADOVANI, Marlon; TRAGNAGO, Victor; MARIANO, Caio P.. “Coleta Seletiva Mobile”: um jogo educativo em realidade virtual para Educação Ambiental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 462-474. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234825.