Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social

  • José Bruno da Silva Santos UFRGS
  • Renata Imaculada Soares Pereira IFAL
  • Anne Karolyne Caetano IFAL
  • Sandro César Silveira Jucá IFCE

Resumo


O presente artigo relata a realização de cursos presenciais para capacitação de 381 estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais, por meio de aulas práticas no âmbito da Robótica Educacional e da Internet das Coisas. O objetivo das capacitações é introduzir os conceitos de Programação Aplicada de forma lúdica, utilizando a cultura maker. Assim, é possível estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a colaboração, a autonomia dos estudantes; além de promover inclusão digital e interdisciplinaridade, gerando interesse por Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), promovendo transformação social através da Educação.

Referências

Ashton, K. (2009). That "Internet of Things". ThingRFiD Journal. Recuperado de [link].

Cunha, R. DA C., et al. (2023). A robótica educacional: ferramenta interdisciplinar na aquisição do conhecimento. Brazilian Journal of Development, 7(3), 27786-27796.

Filho, M. DOS S., et al. (2012). Robótica Educacional Com Material Reciclável: a Inserção De Tecnologias Em Baixo Custo Nas Escolas Públicas Do Ceará. Mostra Nacional de Robótica (MNR), 1-6.

INEP. (2023). Pisa 2021 terá foco em matemática. Recuperado de [link].

Lopes, L., et al. (2015). A robótica educacional como ferramenta multidisciplinar: um estudo de caso para a formação e inclusão de pessoas com deficiência. Revista Educação Especial, 28(53), 735-749.

MEC. (2023). Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Recuperado de [link].

Melo, I. J. R., Miranda, A. S., & Elisiario, L. S. (2018). A Robótica como Ferramenta Facilitadora na Educação de Pessoas com Neurodiversidade. V Congresso Paraense De Educação Especial.

Molitor, M., & Carginin, C. (2018). A Robótica como Ferramenta Interdisciplinar no Ensino da Matemática. Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática, 2018.

Moreira, I. de C. (2006). A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Revista Inclusão Social, 1(2). Recuperado de [link].

Neto, J. J. F., & Bertagnolli, S. C. (2021). Robótica educacional e formação de Professores: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1), 423-432. DOI: 10.22456/1679-1916.118532. Recuperado de [link].

PISA. (2023). PISA 2021 Quadro Conceitual de Matemática. Recuperado de [link].

Rossi, M. L., & Aragón, R. (2022). Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental: um relato de experiência. In Workshop de Informática Na Escola, 28, 221-230. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225802

Silva, P. I. S., Lopes, R. R. L., Neto, A. C. Q., Pereira, R. I. S., & Jucá, S. C. S. (2012). Robótica Educacional como Ferramenta Interdisciplinar: Desenvolvendo uma Consciência Tecnológica em Escolas Públicas. Mostra Nacional de Robótica (MNR), 2-5. Recuperado de [link].

Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019). Meninas na computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de sistemas de informação do estado de alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 444–452. SBC.

Soares, L. M., et al. (2010). Aplicação de Novos Meios Tecnológicos – Criação de Robôs de Baixo Custo para o Desenvolvimento da Robótica Educacional nas Escolas Públicas. Enciclopédia Biosfera, 6, 1-7.
Publicado
06/11/2023
SANTOS, José Bruno da Silva; PEREIRA, Renata Imaculada Soares; CAETANO, Anne Karolyne; JUCÁ, Sandro César Silveira. Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 475-485. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234831.