Decolonizando Tecnologias e entrelaçando comunidades: da investigação de problemas à criação de artefatos

  • Juscileide Braga de Castro UFC / IFCE
  • Maria Silvania Marques de Xavier de Souza UFC / IFCE
  • Francisco Vieira dos Santos UFC / IFCE

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto Decolonizando Tecnologias e entrelagando comunidade, realizado em duas escolas de Ensino Médio, destacando habilidades e competências, mobilizadas durante a resolução de problemas para a criação de artefatos, que estão presentes no curriculo escolar. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva. As atividades do projeto dividiram-se em exploração e instrumentalização para o uso do Arduino e desenvolvimento de investigação para verificação de problemas e criação de artefatos digitais. A aprendizagem não ficou restrita a conceitos específicos, de uma única área, permitindo ainda a mobilização de diferentes competências.

Referências

Benitti, F. B. V. et al. (2009) Experimentação com robótica educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2009, Bento Gonçalves, RS. Anais do Workshop de Informática da Educação (WIE). Bento Gonçalves, RS: [s.n.], 2009. p. 1811-1820.

Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. (1994) “Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos”. Portugal: Porto Editora.

Brackmann, C. P. (2017) Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 226 f. Tese (Doutorado) Informática na Educação, Cinted, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Brasil (2018) “Base Nacional Comum Curricular”. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, Brasília, DF: SEB. Disponível em: <https://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 24 mar. de 2019.

Blikstein, P. (2016) Viagem em Troia com Freire: a tecnologia como um agente de emancipação. “Educ. Pesqui.”, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 837-856, jul/set. Doi: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-970220164203003>

Castro, J. B.; Castro-Filho, J. A. (2012) Projeto Um Mundo de Informações: Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo Escolar. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 1, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBC. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/1902/1665>.

Castro, J. B.; Castro-Filho, J. A. (2015) Desenvolvimento do Pensamento Estatístico com suporte Computacional. “Educação Matemática Pesquisa (online)”, v. 17, p.870-896.

Couldry, N.; Mejias, U. A. (2019) The costs of connection. Stanford University Press.

Cyrino, M.C.C.T. (2003) As várias formas de conhecimento e o perfil do professor de Matemática na ótica do futuro professor. 2003, 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo.

Freire, P. (1986) Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

IEAG (2014) Um Mundo que Conta: Mobilizando a Revolução de Dados para o desenvolvimento sustentável, Grupo Consultivo de Peritos Independentes sobre uma Revolução de Dados por um Desenvolvimento Sustentável.

Leitão, D. A.; Castro, J. B. (2018) A Construção de Recursos Digitais de Matemática: uma experiência de autoria com o Scratch. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018). Fortaleza: SBC, 2018. p. 510-519.

Lum, K., Isaac, W. (2016) To predict and serve? Significance, 13(5):14–19.

Parra, H. (2016) Abertura e controle na governamentalidade algorítmica. “Revista Ciência e Cultura”, São Paulo, Vol. 68, N. 1 [online].

Scalvenzi, T. (2019) Il ruolo della statistica nel mondo dei Big data: strumenti ed applicazioni.

Selbst, A. D. (2017) Disparate impact in Big data policing. Ga. L. Rev., 52:109.

Souza, M. S. (2023). O Pensamento Computacional e o Letramento Estatístico Digital: possibilidades para o ensino de estatística. Dissertação (Mestrado) Instituto Federal do Ceará, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Campus Fortaleza.

Turner, J. (2019) Robot Rules: Regulating Artificial Intelligence. Cham: Palgrave Macmillan.

Walsh, C. (2013) Interculturalidad crítica y pedagogia de-colonial: apuestas (des) de El insurgir, re-existir y re-vivir.

Wing, J. M. (2006) Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n.3, p.33.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CASTRO, Juscileide Braga de; SOUZA, Maria Silvania Marques de Xavier de; SANTOS, Francisco Vieira dos. Decolonizando Tecnologias e entrelaçando comunidades: da investigação de problemas à criação de artefatos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 486-495. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234868.