Ações do projeto IFMaker para impulsionar a criatividade no aprendizado Maker: um relato de experiência
Abstract
The project aims to create an innovative environment in the field of computing, empowering the community to explore creativity, acquire practical skills, and drive innovative ideas. The physical space features 3D printers, laser cutters, and electronic kits, along with learning materials. Divided into three phases (awareness, project development, and exhibitions), we provide training, encourage the creation of functional prototypes, and showcase projects to the community. By stimulating creativity and innovation, the project strengthens the maker culture in the computing community, fostering collaboration and entrepreneurship. The result is technological advancement and the generation of innovative ideas.References
Almeida, A., Silva, A., Santos, C. and Souza, E. (2018) “Espaço Maker nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Possibilidades e Desafios Vivenciados por Estudantes de Graduação do Curso de Engenharia”, In: Workshop de Informática na Escola, 24., p. 305-314. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.305.
Borges, K., Menezes, C. and Léa da Cruz Fagundes (2016) “Projetos Maker como Forma de Estimular o Raciocínio Formal através do Pensamento Computacional”, In: Workshop de Informática na Escola, 22., 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 515-524. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.515.
Brasil (2022) Ministério da Educação. O “Aprender Fazendo” da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. MANUAL MAKER. Formato: Livro Digital Veiculação: Digital ISBN: 978-85-92565-02-2
Cardoso Júnior, E., Obana, F., Marinho, M., Sperotto L. and Silva, S. (2020) “REM-CNC Router - CNC multifuncional Fresa e Laser de baixo custo construída reutilizando equipamentos de informática e lixo eletrônico”, In: Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO), 8., p. 31-44. [online] DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2020.13860.
Conif (2022) “Projeto estimula e fortalece cultura maker na Rede Federal”. Brasília, DF. [link].
Daoud, C. M., Pereira, B. I. (2021) “Centrífuga de laboratório de baixo custo”. In: Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do IFB, 1, 2021, p. 1-5, Editora Eixo, Brasília, DF. DOI: http://dx.doi.org/10.29327/165577.1-3.
Melo, L., Bremgartner, V. e Souza, D. (2020) “Estação Meteorológica Portátil com Cultura Maker Interdisciplinar para Ensino de Física e Programação de Computadores”, In: Workshop de Informática na Escola, 26., p. 259-268. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.259.
Hall, J. E. R. e Oliveira, F. H. M. (2022). Aprimoramento de sistema para a detecção de movimentos com foco no suporte ao diagnóstico da doença de Parkinson. [F. H. M. Oliveira e S. K. da S. L. Santos, Orgs.] In Anais da II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa, p. 103, Editora Eixo, Brasília, DF.
Santos, S. K. S. L., Bottechia, J. A. A. e Costa, A. S. J. (2022) Práticas Educativas STEAM no Distrito Federal: relato de experiência. In Anais da II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa, p.113, Editora Eixo, Brasília, DF.
Sforza, C., Samária, C. e Saito, R. (2019) “FuscaMakers! Levando a cultura maker para a escola pública”, In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 25., p. 1344-1348. Editora Eixo., Brasília, DF. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1344.
Silva, A., Porto, A., Oliveira, P. e Araújo, R. (2020) “Relato de uma Formação Continuada sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker para Professores da Rede Municipal de Feira Nova-PE”, In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 6., p. 104-111. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15957.
Sousa, M. and Gomes, A. (2022) “A Cultura Maker como estratégia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática da Literatura”, In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 33., p. 1303-1312. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224761.
Souza, V. (2021) “Movimento Maker com Robótica de Baixo Custo: um estudo sobre o ensino de ciências no IFRS”, In: Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (EncompIF), 8., p. 104-111. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15957.
Borges, K., Menezes, C. and Léa da Cruz Fagundes (2016) “Projetos Maker como Forma de Estimular o Raciocínio Formal através do Pensamento Computacional”, In: Workshop de Informática na Escola, 22., 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 515-524. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.515.
Brasil (2022) Ministério da Educação. O “Aprender Fazendo” da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. MANUAL MAKER. Formato: Livro Digital Veiculação: Digital ISBN: 978-85-92565-02-2
Cardoso Júnior, E., Obana, F., Marinho, M., Sperotto L. and Silva, S. (2020) “REM-CNC Router - CNC multifuncional Fresa e Laser de baixo custo construída reutilizando equipamentos de informática e lixo eletrônico”, In: Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO), 8., p. 31-44. [online] DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2020.13860.
Conif (2022) “Projeto estimula e fortalece cultura maker na Rede Federal”. Brasília, DF. [link].
Daoud, C. M., Pereira, B. I. (2021) “Centrífuga de laboratório de baixo custo”. In: Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do IFB, 1, 2021, p. 1-5, Editora Eixo, Brasília, DF. DOI: http://dx.doi.org/10.29327/165577.1-3.
Melo, L., Bremgartner, V. e Souza, D. (2020) “Estação Meteorológica Portátil com Cultura Maker Interdisciplinar para Ensino de Física e Programação de Computadores”, In: Workshop de Informática na Escola, 26., p. 259-268. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.259.
Hall, J. E. R. e Oliveira, F. H. M. (2022). Aprimoramento de sistema para a detecção de movimentos com foco no suporte ao diagnóstico da doença de Parkinson. [F. H. M. Oliveira e S. K. da S. L. Santos, Orgs.] In Anais da II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa, p. 103, Editora Eixo, Brasília, DF.
Santos, S. K. S. L., Bottechia, J. A. A. e Costa, A. S. J. (2022) Práticas Educativas STEAM no Distrito Federal: relato de experiência. In Anais da II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa, p.113, Editora Eixo, Brasília, DF.
Sforza, C., Samária, C. e Saito, R. (2019) “FuscaMakers! Levando a cultura maker para a escola pública”, In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 25., p. 1344-1348. Editora Eixo., Brasília, DF. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1344.
Silva, A., Porto, A., Oliveira, P. e Araújo, R. (2020) “Relato de uma Formação Continuada sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker para Professores da Rede Municipal de Feira Nova-PE”, In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 6., p. 104-111. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15957.
Sousa, M. and Gomes, A. (2022) “A Cultura Maker como estratégia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática da Literatura”, In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 33., p. 1303-1312. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224761.
Souza, V. (2021) “Movimento Maker com Robótica de Baixo Custo: um estudo sobre o ensino de ciências no IFRS”, In: Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (EncompIF), 8., p. 104-111. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15957.
Published
2023-11-06
How to Cite
OLIVEIRA, Kadidja Valéria Reginaldo de; SANTOS, Sylvana Karla S. L.; OLIVEIRA, Fábio Henrique M.; DAOUD, Caio Moura.
Ações do projeto IFMaker para impulsionar a criatividade no aprendizado Maker: um relato de experiência. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 508-518.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234910.
