Ações do projeto IFMaker para impulsionar a criatividade no aprendizado Maker: um relato de experiência

  • Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira IFB
  • Sylvana Karla S. L. Santos IFB
  • Fábio Henrique M. Oliveira IFB
  • Caio Moura Daoud IFB

Resumo


O projeto busca criar um ambiente inovador na área da computação, capacitando a comunidade a explorar a criatividade, adquirir habilidades práticas e impulsionar ideias inovadoras. O espaço físico conta com impressoras 3D, cortadora a laser e kits eletrônicos, além de materiais de aprendizagem. Dividido em três fases: conscientização, desenvolvimento de projetos e exposições, incentiva-se a criação de protótipos funcionais e a apresentação de projetos à comunidade. A partir do estímulo à criatividade e à inovação, o projeto fortalece a cultura maker na comunidade da computação, fomentando a colaboração e o empreendedorismo. O resultado é o avanço tecnológico e a geração de ideias e projetos inovadores.

Referências

Almeida, A., Silva, A., Santos, C. and Souza, E. (2018) “Espaço Maker nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Possibilidades e Desafios Vivenciados por Estudantes de Graduação do Curso de Engenharia”, In: Workshop de Informática na Escola, 24., p. 305-314. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.305.

Borges, K., Menezes, C. and Léa da Cruz Fagundes (2016) “Projetos Maker como Forma de Estimular o Raciocínio Formal através do Pensamento Computacional”, In: Workshop de Informática na Escola, 22., 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 515-524. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.515.

Brasil (2022) Ministério da Educação. O “Aprender Fazendo” da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. MANUAL MAKER. Formato: Livro Digital Veiculação: Digital ISBN: 978-85-92565-02-2

Cardoso Júnior, E., Obana, F., Marinho, M., Sperotto L. and Silva, S. (2020) “REM-CNC Router - CNC multifuncional Fresa e Laser de baixo custo construída reutilizando equipamentos de informática e lixo eletrônico”, In: Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO), 8., p. 31-44. [online] DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2020.13860.

Conif (2022) “Projeto estimula e fortalece cultura maker na Rede Federal”. Brasília, DF. [link].

Daoud, C. M., Pereira, B. I. (2021) “Centrífuga de laboratório de baixo custo”. In: Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do IFB, 1, 2021, p. 1-5, Editora Eixo, Brasília, DF. DOI: http://dx.doi.org/10.29327/165577.1-3.

Melo, L., Bremgartner, V. e Souza, D. (2020) “Estação Meteorológica Portátil com Cultura Maker Interdisciplinar para Ensino de Física e Programação de Computadores”, In: Workshop de Informática na Escola, 26., p. 259-268. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.259.

Hall, J. E. R. e Oliveira, F. H. M. (2022). Aprimoramento de sistema para a detecção de movimentos com foco no suporte ao diagnóstico da doença de Parkinson. [F. H. M. Oliveira e S. K. da S. L. Santos, Orgs.] In Anais da II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa, p. 103, Editora Eixo, Brasília, DF.

Santos, S. K. S. L., Bottechia, J. A. A. e Costa, A. S. J. (2022) Práticas Educativas STEAM no Distrito Federal: relato de experiência. In Anais da II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa, p.113, Editora Eixo, Brasília, DF.

Sforza, C., Samária, C. e Saito, R. (2019) “FuscaMakers! Levando a cultura maker para a escola pública”, In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 25., p. 1344-1348. Editora Eixo., Brasília, DF. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1344.

Silva, A., Porto, A., Oliveira, P. e Araújo, R. (2020) “Relato de uma Formação Continuada sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker para Professores da Rede Municipal de Feira Nova-PE”, In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 6., p. 104-111. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15957.

Sousa, M. and Gomes, A. (2022) “A Cultura Maker como estratégia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática da Literatura”, In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 33., p. 1303-1312. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224761.

Souza, V. (2021) “Movimento Maker com Robótica de Baixo Custo: um estudo sobre o ensino de ciências no IFRS”, In: Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (EncompIF), 8., p. 104-111. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15957.
Publicado
06/11/2023
OLIVEIRA, Kadidja Valéria Reginaldo de; SANTOS, Sylvana Karla S. L.; OLIVEIRA, Fábio Henrique M.; DAOUD, Caio Moura. Ações do projeto IFMaker para impulsionar a criatividade no aprendizado Maker: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 508-518. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234910.