Codificando ideias - HTML & CSS na prática para iniciantes: Um Relato de Experiência e lições aprendidas
Resumo
Com os avanços tecnológicos, necessita-se que os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) possuam além dos conhecimentos técnicos, habilidades interpessoais como trabalho em equipe, proatividade e comunicação. A fim de buscar a capacitação e o alinhamento ao ambiente atual do mercado de trabalho, este trabalho relata a experiência da execução de um curso de HTML e CSS que simula os desafios reais vivenciados pelos profissionais da TI aos alunos do âmbito acadêmico. Os dados coletados por meio de um questionário online foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que os alunos se sentiram motivados na entrega das atividades solicitadas e gostaram da metodologia de ensino aplicada.
Referências
CORBIN, J. and STRAUSS, A. Basics of Qualitative Research: Techniques And Procedures for Developing Grounded Theory. Sage Publications, 2007.
MATIAS, C.; BEZERRA, C.; COUTINHO, E. Ensino remoto de programação em java para estudantes do ensino técnico utilizando tablets: Um relato de experiência. In: SBC. Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. [S. l.], 2023. p. 184–193.
MCAULEY, E., WRAITH, S., DUNCAN, T. Self-efficacy, perceptions of success, and intrinsic motivation for exercise. Journal of Applied Social Psychology, v. 21, n. 2, p. 139-155, 1991.
REIS DA SILVA, T.; SILVA BARROS, I.; DA SILVA SOUSA, L. K.; LOPES DAMASCENO SÁ, A.; MACIEL SILVA, A. F.; SOUSA ARAUJO, M. C.; DA SILVA ARANHA, E. H. Um mapeamento sistemático sobre o ensino e aprendizagem de programação. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 156–165, 2021.
RIBEIRO DOS SANTOS JÚNIOR, F.; ROUSY DIAS RICARTE, D. Um retrato sobre o ensino do Pensamento Computacional em anos finais do Ensino Fundamental no Sertão Paraibano. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020.
ROMES DA SILVA FILHO, F.; FERREIRA COUTINHO, E. Uma análise qualitativa sobre as disciplinas de fundamentos de programação e estrutura de dados com grounded theory. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 554–563, 2021.
RYAN, R. M., KOESTNER, R., DECI, E. L. Ego-involved persistence: When free-choice behavior is not intrinsically motivated. Motivation and emotion, v. 15, n. 3, p. 185-205, 1991.
SCHOTS, M.; SANTOS, R.; MENDONÇA, A.; WERNER, C. Elaboração de um survey para a caracterização do cenário de educação em engenharia de software no brasil. Anais do II Fórum de Educação em Engenharia de Software, XXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, p. 57–60, 2009.
TONHÃO, S. d. F.; SOUZA, S. M. Andressa de; PRATES, J. M. Uma abordagem prática apoiada pela aprendizagem baseada em projetos e gamificação para o ensino de engenharia de software. p. 143–151, 2021.