Jogo Digital Ara Yma: Uma Experiência com Aprendizagem Tangencial para Motivar a Aprendizagem Sobre Computação no Ensino Básico

  • Alfredo L. da Costa Junior UFPA
  • Hádria De W. S. Farias UFPA
  • Josiane B. Ribeiro UFPA
  • Karen S. S. da Silva UFPA
  • Fabíola Pantoja Oliveira Araújo UFPA

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e experimental, com decisões metodológicas tomadas após a realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura. O objetivo principal desta pesquisa, é identificar à viabilidade do uso da Aprendizagem Tangencial como forma de incentivar o estudo da computação na Educação Básica. Para isso foi apresentado o jogo Ara Yma, foi desenvolvido com esta finalidade, para duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA, em Belém do Pará. Os resultados do teste com o jogo apresentam indícios de que é possível motivar a aprendizagem da computação utilizando um jogo, com a finalidade de se ter aprendizagem tangencial.

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Publicado
06/11/2023
COSTA JUNIOR, Alfredo L. da; FARIAS, Hádria De W. S.; RIBEIRO, Josiane B.; SILVA, Karen S. S. da; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira. Jogo Digital Ara Yma: Uma Experiência com Aprendizagem Tangencial para Motivar a Aprendizagem Sobre Computação no Ensino Básico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 541-551. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234945.