Jogo Digital Ara Yma: Uma Experiência com Aprendizagem Tangencial para Motivar a Aprendizagem Sobre Computação no Ensino Básico
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e experimental, com decisões metodológicas tomadas após a realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura. O objetivo principal desta pesquisa, é identificar à viabilidade do uso da Aprendizagem Tangencial como forma de incentivar o estudo da computação na Educação Básica. Para isso foi apresentado o jogo Ara Yma, foi desenvolvido com esta finalidade, para duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA, em Belém do Pará. Os resultados do teste com o jogo apresentam indícios de que é possível motivar a aprendizagem da computação utilizando um jogo, com a finalidade de se ter aprendizagem tangencial.
Referências
Brasil (2021). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Brasília.
Cadogan, L. (1953). Ayvu rapyta: Textos míticos de los mbyá-guarani del guairá. Revista de Antropologia, 1(1):35–42.
da COSTA, A. L. J., Silva, K. S. S., and Araújo, F. P. O. (2022). Uso da aprendizagem tangencial através de jogos: Um mapeamento sistemático da literatura. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação.
de Freitas, R. G. (2017). Validação do jogo digital batalha quimicard para o ensino de ácidos e bases.
de Sant’anna Martins, D. (2019). Tabuleiro com história: Uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos com aprendizagem tangencial.
Erdem, S. and Pamuk, A. (2020). History themed strategy games and historical thinking skill. International Online Journal of Educational Sciences, 12:144–163.
Gasi, F. (2013). Videogames e Mitologia. Marsupial Editora, 2a reimpressão edition.
Gasi, F. (2016). Mapas do imaginário compartilhado na experiência do jogar: O videogame como agenciador de devaneios poéticos. PhD thesis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.
Huizinga, J. (2000). Homo Ludens. Editora Perspectiva, São Paulo, SP.
Jull, J. (2019). Half-real. Bulcher.
McGonigal, J. (2012). A Realidade em Jogo. Best Seller.
Portnow, J., Floyd, D., and Theus, A. (2012). Tangential learning how games can teach us while we play.
RAABE, A. L. A., BRACKMANN, C. P., and CAMPOS, F. R. (2018). Currículo de referência em tecnologia e computação. CIEB, São Paulo.
Ribeiro, L., Castro, A., Frohlich, A. A., Ferraz, C. A. G., Ferreira, C. E., Serey, D., de Angelis Cordeiro, D., Aires, J., Bigolin, N., and Cavalheiro, S. (2019). Diretrizes da sociedade brasileira de computação para o ensino de computação na educação básica.
Salen, K. and Zimmerman, E. (2002). Regras do Jogo. Blucher, 2a reimpressão edition.