Aprendizagem pela Pesquisa: a Metodologia Webquest em Aulas de Geografia
Resumo
O objetivo do presente trabalho é difundir as potencialidades da WebQuest na promoção de aprendizagens significativas desenvolvidas por meio de atividades colaborativas, visando a ampliação da visão de mundo e a tomada de consciência da biosfera por estudantes de Ensino Médio, em aulas de Geografia. A WebQuest é uma metodologia de investigação aplicada com o uso da internet. Os resultados comprovaram as potencialidades do dispositivo de pesquisa e, de modo geral, das TDIC para a ocorrência de aprendizagens significativas dirigidas às mudanças de atitudes e cuidados com a biosfera. Sobretudo, no processo de aprendizagem realizado em grupos. Com a intensificação das conexões, interações, velocidade dos fluxos comunicativos, produção e disseminação de informações e conhecimentos.
Referências
Guimarães, A. L. (2018) “Aprendizagem colaborativa e redes sociais: experiências inovadoras”. 1. ed. Curitiba: Appris.
Moraes S, R.; Galiazzi, M. C. (2016) Análise textual discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí. E-book Morin, E. (2018) “A cabeça bem-feita: repensar a reforma e reformar o pensamento”. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil.
Oliveira, P. R. F.; Medeiros, A. F. (2020) “WebQuest na prática”. 1. ed. Nova Olinda, PB: i5 Laboratório de Inovação e Tecnologias na Educação. E-book.
Paiva, V. Lúcia M. (2019). Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola.
Rifkin, J. (2012) “A Terceira Revolução Industrial: como o poder lateral está transformando a energia, a economia e o mundo”. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda.
Santos, C. P. (2022, 16-19 de novembro). Educação, Práticas Digitais e Novos Riscos em Rede. In Workshop de Informática na Escola (pp. 338-347). Sociedade Brasileira de Computação. https://doi.org/10.5753/wie.2022.225607
Schneider, H. N. (2009) “WebQuest: a internet na produção do conhecimento”. In: Cruz, M. H. S. (org.). Contribuições para pensar a educação, a diversidade e a cidadania. São Cristóvão: Editora UFS.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez. https://doi.org/10.5753/wie.2022.225607