Ensino do Ciclo PDCA com o Minecraft Education nos cursos de Aprendizagem Profissional
Resumo
Este artigo apresenta um estudo que investigou a utilização do Minecraft Education associado ao ciclo PDCA como uma estratégia de aprendizagem baseada em jogos no contexto da formação profissional. O estudo envolveu 19 alunos do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos e um docente. Os participantes foram divididos em equipes e utilizaram a plataforma Minecraft Education para construir o prédio da instituição, seguindo as etapas do ciclo PDCA. Foram aplicados questionários aos alunos para coletar suas percepções sobre o uso do Minecraft Education, os benefícios e desafios enfrentados na aplicação do ciclo PDCA. Os resultados indicaram uma receptividade positiva dos alunos em relação ao uso do Minecraft Education, destacando a criatividade, a colaboração e o engajamento. Os alunos adquiriram habilidades relevantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.Referências
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Publicado
06/11/2023
Como Citar
RODRIGUES, Juliano Zelinka; BATISTA, Esteic Janaina Santos.
Ensino do Ciclo PDCA com o Minecraft Education nos cursos de Aprendizagem Profissional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 562-572.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235083.