Análise da Perspectiva de Vida Propiciada pela Inserção da Robótica no Ambiente Educacional dos Alunos do Projeto Robot em Ação

  • Paulo G. G. Queiroz UFERSA
  • Laura C. C. Rodrigues UFERSA
  • Silvio R. Fernandes UFERSA

Resumo


Entre as metodologias de ensino que vem ganhando espaço no ambiente escolar destaca-se a Robótica Educacional (RE), que é capaz de propiciar uma inserção tecnológica de maneira prática e melhorar a dinâmica de ensino em sala de aula. Visando a disseminação dessa ferramenta, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em parceria com a Petrobras, desenvolveu o projeto de extensão Robot em Ação, cujo objetivo foi levar a RE para escolas públicas do município de Mossoró (RN). Neste projeto, os participantes passaram pelo processo de inserção tecnológica, com aulas que utilizaram a RE como metodologia de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta o relato deste projeto junto com a análise da perspectiva de vida dos alunos das escolas, antes e após a sua participação no mesmo. Os resultados obtidos destacam os benefícios da robótica educacional e o impacto positivo oferecido pelo projeto na vida desses alunos.

Referências

Brasil (2022). Computação Complemento à BNCC. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

Silva, Maria Aparecida; Oliveira, Márcia. (2019) A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1289-1293. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1289.

Qedu: Use dados, Transforme a educação(2022). Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/2408003-mossoro. Acesso em: 01 de setembro de 2023.

Vilhete, João et al. (2002) Uma abordagem prático-pedagógica para o ensino de robótica em ciência e engenharia de computação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). P. 428-439.

Zilio, Charlene. (2022) Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da Matemática. Dissertação (Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210389>. Acesso em: 05 junho de 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
QUEIROZ, Paulo G. G.; RODRIGUES, Laura C. C.; FERNANDES, Silvio R.. Análise da Perspectiva de Vida Propiciada pela Inserção da Robótica no Ambiente Educacional dos Alunos do Projeto Robot em Ação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 573-582. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235108.