Análise da Perspectiva de Vida Propiciada pela Inserção da Robótica no Ambiente Educacional dos Alunos do Projeto Robot em Ação
Resumo
Entre as metodologias de ensino que vem ganhando espaço no ambiente escolar destaca-se a Robótica Educacional (RE), que é capaz de propiciar uma inserção tecnológica de maneira prática e melhorar a dinâmica de ensino em sala de aula. Visando a disseminação dessa ferramenta, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em parceria com a Petrobras, desenvolveu o projeto de extensão Robot em Ação, cujo objetivo foi levar a RE para escolas públicas do município de Mossoró (RN). Neste projeto, os participantes passaram pelo processo de inserção tecnológica, com aulas que utilizaram a RE como metodologia de ensino. Dessa forma, este artigo apresenta o relato deste projeto junto com a análise da perspectiva de vida dos alunos das escolas, antes e após a sua participação no mesmo. Os resultados obtidos destacam os benefícios da robótica educacional e o impacto positivo oferecido pelo projeto na vida desses alunos.Referências
Brasil (2022). Computação Complemento à BNCC. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
Silva, Maria Aparecida; Oliveira, Márcia. (2019) A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1289-1293. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1289.
Qedu: Use dados, Transforme a educação(2022). Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/2408003-mossoro. Acesso em: 01 de setembro de 2023.
Vilhete, João et al. (2002) Uma abordagem prático-pedagógica para o ensino de robótica em ciência e engenharia de computação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). P. 428-439.
Zilio, Charlene. (2022) Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da Matemática. Dissertação (Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210389>. Acesso em: 05 junho de 2023.
Silva, Maria Aparecida; Oliveira, Márcia. (2019) A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1289-1293. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1289.
Qedu: Use dados, Transforme a educação(2022). Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/2408003-mossoro. Acesso em: 01 de setembro de 2023.
Vilhete, João et al. (2002) Uma abordagem prático-pedagógica para o ensino de robótica em ciência e engenharia de computação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). P. 428-439.
Zilio, Charlene. (2022) Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da Matemática. Dissertação (Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210389>. Acesso em: 05 junho de 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
QUEIROZ, Paulo G. G.; RODRIGUES, Laura C. C.; FERNANDES, Silvio R..
Análise da Perspectiva de Vida Propiciada pela Inserção da Robótica no Ambiente Educacional dos Alunos do Projeto Robot em Ação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 573-582.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235108.