Explorando a Abordagem STEAM na Educação Profissional para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais

  • Maria A. de Lima SENAC MS / Senac Hub Academy
  • Esteic Janaina Santos Batista SENAC MS

Resumo


Este artigo explora a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na educação profissional e seu papel no desenvolvimento de competências socioemocionais. A abordagem STEAM combina disciplinas tradicionais com elementos criativos e práticos, promovendo uma educação holística que prepara os alunos para os desafios do século XXI. Ao integrar componentes socioemocionais, como habilidades de colaboração, resolução de problemas e comunicação, a abordagem STEAM ajuda os estudantes a se tornarem indivíduos completos, capazes de enfrentar os desafios sociais e emocionais da vida profissional. Este artigo discute as vantagens da abordagem STEAM na educação profissional e apresenta exemplos de práticas pedagógicas que visam o desenvolvimento dessas competências.

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Publicado
06/11/2023
LIMA, Maria A. de; BATISTA, Esteic Janaina Santos. Explorando a Abordagem STEAM na Educação Profissional para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 592-602. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235169.