Da programação à Transformação Social: Relato de experiência da oficina de introdução à programação com Scratch para construção de aplicações voltadas a problemas sociais

  • Zélia N. Fonseca Torres IFNMG
  • Victória F. Damascena Souza IFNMG
  • Cleiane Gonçalves Oliveira IFNMG

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência de uma oficina de introdução à programação com a ferramenta Scratch com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Januária - MG. A oficina teve como objetivo sensibilizar os estudantes no uso da tecnologia como ferramenta de transformação social a partir da construção de aplicações que apresentem e questionem sobre problemas sociais. Dez estudantes participaram da oficina construindo aplicações que tratavam sobre problemas sociais vivenciados por eles. Os temas abordados foram poluição, desemprego, desmatamento e queimadas, população em situação de rua e crise na educação. Como resultados são apresentados os roteiros de aula elaborados, as atividades idealizadas por nível de complexidade e as aplicações obtidas ao final das oficinas. Todos os projetos demonstraram o aprendizado dos alunos em relação aos conceitos iniciais de programação e sua aplicação em problemas sociais reais.

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Publicado
06/11/2023
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TORRES, Zélia N. Fonseca; SOUZA, Victória F. Damascena; OLIVEIRA, Cleiane Gonçalves. Da programação à Transformação Social: Relato de experiência da oficina de introdução à programação com Scratch para construção de aplicações voltadas a problemas sociais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 614-623. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235185.