A realização de um hackathon com estudantes do Ensino Médio apoiada pela abordagem de Design Thinking

  • Karen Andressa de Carvalho UDESC
  • Isabela Gasparini UDESC

Resumo


Hackathons são eventos colaborativos de curta duração que estimulam um ambiente de criatividade para a resolução de problemas propostos por algum stakeholder, seja no âmbito educacional, social ou corporativo. Sua aplicação na educação aliada a abordagem de Design Thinking pode possibilitar maior integração entre as Unidades as Curriculares, ambiente escolar e o mundo do trabalho, uma vez que auxiliam o desenvolvimento de soft skills. Este trabalho apresenta a realização de um hackathon com estudantes do Ensino Médio, no qual foram aplicadas técnicas de Desing Thinking para a criação de projetos integradores. Como resultado, obteve-se nove projetos sobre inclusão de pessoas com deficiência que foram desenvolvidos durante o semestre seguinte.

Referências

Araujo, R., Costa, A. M., and Santos, M. (2013). Organização do trabalho pedagógico e ensino integrado. Revista Trabalho necessário, 11(17).

Bacich, L. and Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso.

Bernardes, V. A. and Peixoto, E. M. (2022). Guia de Orientações: Projeto integrador no curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio do IFES. Edifes Acadêmico.

Brasil (2017). Lei nº 13.415. Planalto Federal.

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.

Briscoe, G. (2014). Digital innovation: The hackathon phenomenon. Number 6. Creativeworks London Working Paper.

Brown, T. (2020). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books.

Cavalcanti, C. C. and Filatro, A. (2016). Design Thinking: na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva.

Gama, K., Alencar, B., Calegario, F., Neves, A., and Alessio, P. (2018). A hackathon methodology for undergraduate course projects. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9. IEEE.

Halvari, S., Suominen, A., Jussila, J., Jonsson, V., and Bäckman, J. (2019). Conceptualization of hackathon for innovation management. The International Society for Professional Innovation Management (ISPIM).

Laan, L. S. v. d. (2020). Projeto integrador como prática interdisciplinar: estudo de caso do curso técnico em eventos subsequente de conceição do Araguaia/PA. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Univates.

Pinheiro, T. and Alt, L. (2017). Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Alta Books.

Rodrigues, R. T. (2019). Panorama de hackathons no Brasil. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de São Carlos.

Salvador, A. R. and Toassi, A. J. (2013). Projeto integrador: uma ferramenta de ensino-aprendizagem em cursos técnicos. Revista e-TECH: Tecnologias para Competitividade Industrial-ISSN-1983-1838, pages 69–102.

Santa-Catarina (2021). Caderno 1 - disposições gerais. In Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Secretaria de Estado de Educação.

Santa-Catarina (2022). Caderno 5 - trilhas de aprofundamento da educação profissional e tecnológica. In Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Secretaria de Estado de Educação.

Soltani, P. M., Pessi, K., Ahlin, K., and Wernered, I. (2014). Hackathon: A method for digital innovative success: A comparative descriptive study. PROCEEDINGS OF THE 8TH EUROPEAN CONFERENCE ON IS MANAGEMENT AND EVALUATION.

Stickdorn, M. and Schneider, J. (2014). Isto é Design Thinking de Serviços: fundamentos ferramentas casos. Bookman.

Valença, G. and Santos, R. (2022). Como organizar hackathons inclusivas? In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 1–2, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I., Lucena, B., and Russo, B. (2012). Design Thinking: inovação em negócios. MJV Press.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CARVALHO, Karen Andressa de; GASPARINI, Isabela. A realização de um hackathon com estudantes do Ensino Médio apoiada pela abordagem de Design Thinking. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 636-647. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235214.