Uma Arquitetura Pedagógica para Aprendizagem de Paisagismo baseada em estudos de caso: uma vivência no Ensino Médio

  • Rafaela de Araujo Sampaio Lima IFAM
  • Crediné Silva de Menezes UFRN

Resumo


Este artigo apresenta a aplicação de uma Arquitetura Pedagógica para estudantes de paisagismo, com o objetivo de possibilitar aos participantes identificar e analisar as demandas de um cliente, elaborar um programa de necessidades e construir seu conhecimento acerca dos elementos de paisagismo. Foram utilizados vídeos da série Love Your Garden, a partir dos quais os estudantes prepararam e realizaram apresentações sobre seus estudos de caso, deram feedback das apresentações, responderam questionamentos e avaliaram a própria aprendizagem. Os resultados indicam que os estudantes apreenderam não apenas aspectos importantes da temática trabalhada, mas também vislumbraram outras particularidades da profissão de um paisagista.

Referências

Aguiar, E. V. B., Flôres, M. L. P. (2014). “Objetos de aprendizagem: conceitos básicos”. Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 12-28.

Carvalho, M. J. S., Nevado, R. A., Menezes, C. S. (2005) “Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático”. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Juiz de Fora – MG.

Guedes, F. A. C., Reis, R. A. e Joucoski, E. (2017). “O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental”. Gaia Scientia, 11(3). https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n3.29450.

Guimarães, B. R. e Rezende Filho, L. A. C. (2018). “Ensinando genética com filmes e séries: análise de propostas por meio do estudo do reendereçamento”. Diretor-Geral, 20271, 21.

Love Your Garden. (2023, Abril 6). “S13E01” [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=tisREk-xDZI

Love Your Garden. (2023, Abril 29). “S13E02” [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=xE4fsQmSro0

Love Your Garden. (2023, Maio 10). “S13E06” [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=JpXrsTSj644

Love Your Garden. (2023, Maio 17). “S13E07” [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=Br2cCVY3GxI

Menezes, C. D., Castro Junior, A. D. e Aragon, R. (2021). “Arquiteturas pedagógicas para aprendizagem em rede”. In: Mariano Pimentel, Fabio Ferrentini Sampaio, Ednéa Santos. (Org.). Série de livros-texto da CEIE-SBC. 1ed. Porto Alegre: Editora da SBC, p. 1-27. https://ieducacao.ceie-br.org/arquiteturas-pedagogicas/.

Morán, J. M. (1995). “O vídeo na sala de aula”. Comunicação & Educação, (2), 27-35.

Munari, A. (2010). “Jean Piaget”. Tradução e organização de Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana. 156 p.

Nevado, R. A., Menezes, C. S. e Vieira Júnior, R. R. (2011). Debate de Teses - uma Arquitetura Pedagógica. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, volume 1.

Pinto, A. V. (2005). “O conceito de tecnologia”. V. I. Rio de Janeiro: Contraponto.

Rebouças, A. D., Maia, D. L. e Scaico, P. D. (2021). “Objetos de Aprendizagem: da Definição ao Desenvolvimento, Passando pela Sala de Aula”. In: Pimentel, M.; Sampaio, F.; Santos, E. O. (Org.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. (Série Informática na Educação, v.5). http://ieducacao.ceie-br.org/objetos-aprendizagem

Silva, G., Xavier, K. A., e Dantas Filho, F. F. (2015). “Educação em Química: A TIC vídeo como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de polímeros”. Revista Tecnologias na Educação, 7(13), 1-11.

Strkalj, G., Hulme, A., El-Haddad, J., Luo, K., Crafford, D., e Rampe, M. (2018). “Students’ Perceptions and Usage of Short Anatomy Videos: A Preliminary Study”. International Journal of Morphology, 36(2), 493-499. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022018000200493

Wu, W.-L., Hsu, Y., Yang, Q.-F., & Chen, J.-J. (2021). “A Spherical Video-Based Immersive Virtual Reality Learning System to Support Landscape Architecture Students’ Learning Performance during the COVID-19 Era”. Land, 10(6), 561. https://doi.org/10.3390/land10060561
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio; MENEZES, Crediné Silva de. Uma Arquitetura Pedagógica para Aprendizagem de Paisagismo baseada em estudos de caso: uma vivência no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 659-669. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235245.