O Hackathon como estratégia para desenvolvimento de habilidades colaborativas na Educação Básica - Um relato de experiência
Resumo
Este artigo relata a experiência de realização de um hackathon para estudantes do ensino fundamental e ensino médio em uma escola privada da região metropolitana de Belo Horizonte. O hackathon tinha como objetivo a criação de aplicativos para o ensino de tópicos de matemática e, durante a realização do evento, foram identificados indícios de trabalho colaborativo entre os estudantes, evidenciando a importância desse tipo de atividade para o desenvolvimento de habilidades para o trabalho em grupo.Referências
BRASIL. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.
Barbosa, Carolaine Gabrielle dos Santos; Carvalho, Dárlinton Barbosa Feres; Souza, Cláudio Eduardo de; Borges, Mayara Haddad; Souza, Celso Luiz de. Hackathon das Vertentes: competição de inovação em educação com desenvolvimento de artefatos computacionais. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 2. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 67-77. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2021.15965.
Brauner, Daniela F.; Janissek-Muniz, Raquel; Granville, Lisandro Zambenedetti; Moura, Karina; Fetter, Sandro; Nazar, Gabriel. (2017) Experimentando a Multidisciplinaridade no Desenvolvimento de Apps. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Sociedade Brasileira de Computação DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3534.
EDUHACK (2022). Education Hackathons A toolkit for organisers. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 jul 2023.
Fiorentini, D. (2004) Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente?. In: Borba, M. C.; Araújo, J. L. (Eds.) Pesquisa qualitativa em Educação Matemática.Belo Horizonte: Autêntica
Irala, E. A. F.; Torres, P. L. (2007) Aprendizagem Colaborativa. In: Patrícia Lupion Torres. (Org.). Algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir. 1ed.Curitiba: Senar,, v. 1, p. 65-95.
Julio, J. M.; Vaz, A. (2007) Grupos de alunos como grupos de trabalho: um estudo sobre atividades de investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 109-138
Moriais, D., & Falcão, T. (2019). Abordagem Participativa de Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(01), 132. doi: https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.132
Nolte, A. (2019). Touched by the Hackathon: a study on the connection between Hackathon participants and start-up founders. In Proceedings of the 2nd ACM SIGSOFT international workshop on software-intensive business: start-ups, platforms, and ecosystems (pp. 31-36).
Panitz, T. (2003 ) A definition of collaborative vs cooperative learning. Disponível em: . Acessado em 14 dez. 2003SIQUEIRA, L.M.M. A Metodologia de aprendizagem colaborativa no programa de eletricidade no curso de engenharia elétrica. Curitiba, . 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pinheiro, André; De Souza, Cleidson ; Tenório Jr., Nelson ; Figueira Filho, Fernando ; Melo, Leandro de Almeida. (2020) O que Acontece após um Hackathon? Um Estudo Empírico. In: Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH), 47. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2020.11312.
Oyetade, K., Zuva, T. & Harmse, A. (2022) Educational benefits of hackathon: A systematic literature review. World Journal on Educational Technology. 14(6), 1668–1684. https://doi.org/10.18844/wjet.v14i6.7131
Steglich, C., Salerno, L., Fernandes, T., Marczak, S., Dutra, A., Bacelo, A. P., & Trindade, C. (2020). Hackathons as a pedagogical strategy to engage students to learn and to adopt software engineering practices. In Proceedings of the XXXIV Brazilian Symposium on Software Engineering (pp. 670-679).
Wiersema, N. (2002) How does Collaborative Learning actually work in a classroom and how do students react to it? A Brief Reflection. Disponível em: [link]. Acesso em 10 jul 2023.
World Economic Forum (2023). Future of jobs Report 2023. Disponível em [link]. Acesso em: 15 jul 2023.
Barbosa, Carolaine Gabrielle dos Santos; Carvalho, Dárlinton Barbosa Feres; Souza, Cláudio Eduardo de; Borges, Mayara Haddad; Souza, Celso Luiz de. Hackathon das Vertentes: competição de inovação em educação com desenvolvimento de artefatos computacionais. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 2. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 67-77. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2021.15965.
Brauner, Daniela F.; Janissek-Muniz, Raquel; Granville, Lisandro Zambenedetti; Moura, Karina; Fetter, Sandro; Nazar, Gabriel. (2017) Experimentando a Multidisciplinaridade no Desenvolvimento de Apps. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Sociedade Brasileira de Computação DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3534.
EDUHACK (2022). Education Hackathons A toolkit for organisers. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 jul 2023.
Fiorentini, D. (2004) Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente?. In: Borba, M. C.; Araújo, J. L. (Eds.) Pesquisa qualitativa em Educação Matemática.Belo Horizonte: Autêntica
Irala, E. A. F.; Torres, P. L. (2007) Aprendizagem Colaborativa. In: Patrícia Lupion Torres. (Org.). Algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir. 1ed.Curitiba: Senar,, v. 1, p. 65-95.
Julio, J. M.; Vaz, A. (2007) Grupos de alunos como grupos de trabalho: um estudo sobre atividades de investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 109-138
Moriais, D., & Falcão, T. (2019). Abordagem Participativa de Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(01), 132. doi: https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.132
Nolte, A. (2019). Touched by the Hackathon: a study on the connection between Hackathon participants and start-up founders. In Proceedings of the 2nd ACM SIGSOFT international workshop on software-intensive business: start-ups, platforms, and ecosystems (pp. 31-36).
Panitz, T. (2003 ) A definition of collaborative vs cooperative learning. Disponível em: . Acessado em 14 dez. 2003SIQUEIRA, L.M.M. A Metodologia de aprendizagem colaborativa no programa de eletricidade no curso de engenharia elétrica. Curitiba, . 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pinheiro, André; De Souza, Cleidson ; Tenório Jr., Nelson ; Figueira Filho, Fernando ; Melo, Leandro de Almeida. (2020) O que Acontece após um Hackathon? Um Estudo Empírico. In: Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH), 47. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2020.11312.
Oyetade, K., Zuva, T. & Harmse, A. (2022) Educational benefits of hackathon: A systematic literature review. World Journal on Educational Technology. 14(6), 1668–1684. https://doi.org/10.18844/wjet.v14i6.7131
Steglich, C., Salerno, L., Fernandes, T., Marczak, S., Dutra, A., Bacelo, A. P., & Trindade, C. (2020). Hackathons as a pedagogical strategy to engage students to learn and to adopt software engineering practices. In Proceedings of the XXXIV Brazilian Symposium on Software Engineering (pp. 670-679).
Wiersema, N. (2002) How does Collaborative Learning actually work in a classroom and how do students react to it? A Brief Reflection. Disponível em: [link]. Acesso em 10 jul 2023.
World Economic Forum (2023). Future of jobs Report 2023. Disponível em [link]. Acesso em: 15 jul 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
XAVIER, Alexandre A. B.; ALVES, Marco A. F.; OLIVEIRA, Elaine C. L..
O Hackathon como estratégia para desenvolvimento de habilidades colaborativas na Educação Básica - Um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 692-703.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235263.