Resolução de problemas em robótica educacional: possibilidades de desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional na Educação Básica

  • Muriel Lago Rossi UFRGS
  • Rosane Aragón UFRGS

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados de um estudo que visa compreender como se desenvolvem as habilidades do pensamento computacional em situação de resolução de problemas em robótica educacional, à luz da microgênese cognitiva. A proposta metodológica que embasa este estudo organiza-se por meio da realização de uma oficina, que conta com uma etapa inicial, de apropriação de conhecimentos e, uma etapa subsequente de experimento individual de resolução de problemas. Os resultados evidenciam os aspectos cognitivos envoltos na resolução de problemas em robótica educacional, elucidando as habilidades que se desenvolvem em cada um dos eixos microgenéticos analisados.

Referências

Avila, C. M. O.; Cavalheiro, S. A. da C. Rubrica construcionista para avaliação de atividades didáticas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO [WEI], 30., 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 310-321. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222790.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Presidência da República, 2018.

Brasil. Parecer nº 02/2022. Brasília: Conselho Nacional de Educação [Câmara de Educação Básica], 2022.

Brasil. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Brasília: Presidência da República, 2023.

Csta. K-12 Computer Science Standards Revised 2011 The CSTA Standards Task Force. Association for Computing Machinery, 2011.

Chang, C. K. et al. A Visualization Tool to Support Analyzing and Evaluating Scratch Projects. In 2017 6th IIAI International Congress on Advanced Applied Informatics [IIAI-AAI] [pp. 498–502]. IEEE.

Csizmadia, A. et al. Computational thinking A guide for teachers. 2015. Computing At School [CAS]. Disponivel em: [link]. [acesso em: 30/01/2023].

Degrandis, F. et al. Metodologia para Capacitação Professores da Educação Básica baseada em Jogos, Gamificação e Pensamento Computacional. In: Trilha de Educação – Artigos Completos - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital [SBGames], 21, 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 866-875. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226054.

Ferraz, D. de O.; Oliveira, M. G. de. Robótica Educacional para Formação Técnica em Agropecuária. In: Laboratório de Ideias Simpósio Brasileiro De Educação em Computação [Educomp], 2., 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 07-08. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19395.

Ferreira, R. et al. Formação de Professores e a Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 274-283. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225735.

Guarda, G. F; Pinto, S. C. C. S. Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2020]. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação [SBIE 2020], p. 1463-1472.

Grover, S.; Pea, R. Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, v. 42, n. 1, p. 38–43, 2013.

Honda, F. et al. Cadê minha Pizza? Um jogo para exercitar Matemática e Pensamento Computacional através de grafos. In: Trilha de Educação – Artigos Completos Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital [SBGames], 21., 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 876-885. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226057.

Inhelder, B. et al. O desenrolar das descobertas na criança: pesquisa acerca das microgêneses cognitivas. Tradução: Eunice Gruman – Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Lima, Antonio Alexandre. et al. A Relevância e a Relação de Pensamento Computacional e Educação Financeira na Educação Básica Brasileira: Um Levantamento sobre o Entendimento dos Estudantes de Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Educação. In: Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão [WPCI], 1. 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 151-162. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.227561.

Marinho, F. G.; Barreto, R. Lições aprendidas usando Robótica Desplugada, Linguagens Baseadas em Blocos e Simulador Robótico 3D. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 718-729. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225250.

Martins, E. L.; Vidal-Filho, J. N. Compreendendo a Lei da Inércia e os Fenômenos de Refração e Reflexão com Uso de Robótica Educacional. In: Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais [Encompif], 9. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-4. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2022.222586.

Medeiros, L. F.; Wünsch, L. P. Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: um relato de experiência. Revista Espaço Pedagógico, v.26, n.2, Passo Fundo, p.456-480, maio/ago.2019. Disponível em: https://www.upf.br/seer/index.php/rep

Oliveira, M. C. de. et al. O Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental na Perspectiva das dimensões dos Sistemas de Informação: Pessoas, organizações e procedimentos. In: Temas Emergentes: Sistemas de Informação na Cultura Contemporânea Simpósio Brasileiro de Sistemas De Informação [SBSI], 18., 2022, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 237-244. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222625.

Qualls, J. A. et al. CS1 students' understanding of computational thinking concepts. Journal of Computing Sciences in Colleges, 26[5], 62–71, 2011.

Rossi, M. L.; Aragón, R. Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental: um relato de experiência. In: Workshop de Informática na Escola, 28., 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 221-230. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225802.

Selby, C., Woolard, J. [2013]. Computational thinking: the developing definition.

Silva, R. S. R. da. et al. Computacional thinking as a heuristic Endeavour: students’ solutions of cogind problems. Scielo. Pro-posições 31. 2020.

Silva, Ytalo Paulo Wilian da. et al. PCLib App: Referatório de Recursos Educacionais para Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: Laboratório de Ideias Simpósio Brasileiro de Educação em Computação [EDUCOMP], 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 09-10. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19396.

Wing, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, 2006.

Wing, J. M. Computational Thinking: What and Why? 17. out. 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 30/01/2023.
Publicado
06/11/2023
ROSSI, Muriel Lago; ARAGÓN, Rosane. Resolução de problemas em robótica educacional: possibilidades de desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 704-715. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235310.