Explorando a Realidade Aumentada como Recurso para o Ensino de Ciências: Uma Abordagem Focada no Estudo dos Animais

  • Ramon B. da Silva UEA
  • Maria Eduarda S. de Lima UEA
  • Ramon T. Leitão UEA
  • Rosenilde S. da Silva UEA
  • João da Mata L. Filho UEA

Resumo


Este estudo aborda a utilização da realidade aumentada (RA) como recurso inovador no ensino de ciências, com foco no estudo dos animais. Exploramos como a RA pode enriquecer a experiência educacional, oferecendo uma abordagem interativa e imersiva para os alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental no município de Lábrea, Amazonas, para as turmas do 1º e 2º ano, onde através de Smartphones elas tiveram seu primeiro contato com esta tecnologia. Os resultados obtidos foram considerados positivos com base na observação e nos relatos dos alunos e professores, a RA foi explorada de maneira a despertar o interesse e a curiosidade, assim contribuindo para o aprendizado na disciplina de ciências.

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Publicado
06/11/2023
SILVA, Ramon B. da; LIMA, Maria Eduarda S. de; LEITÃO, Ramon T.; SILVA, Rosenilde S. da; L. FILHO, João da Mata. Explorando a Realidade Aumentada como Recurso para o Ensino de Ciências: Uma Abordagem Focada no Estudo dos Animais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 716-726. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235313.