Explorando a Realidade Aumentada como Recurso para o Ensino de Ciências: Uma Abordagem Focada no Estudo dos Animais
Resumo
Este estudo aborda a utilização da realidade aumentada (RA) como recurso inovador no ensino de ciências, com foco no estudo dos animais. Exploramos como a RA pode enriquecer a experiência educacional, oferecendo uma abordagem interativa e imersiva para os alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental no município de Lábrea, Amazonas, para as turmas do 1º e 2º ano, onde através de Smartphones elas tiveram seu primeiro contato com esta tecnologia. Os resultados obtidos foram considerados positivos com base na observação e nos relatos dos alunos e professores, a RA foi explorada de maneira a despertar o interesse e a curiosidade, assim contribuindo para o aprendizado na disciplina de ciências.
Referências
Castro, TS de. (2021). Ensino de história: realidade aumentada enquanto recurso pedagógico . Recuperado de https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9667
Gil, H., & Barata, T. (2021). A influência da Realidade Aumentada no processo de ensino e aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2021 16ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI) , 1–6. IEEE.
Godoy, AS (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE , 35 (3), 20–29. doi:10.1590/s0034-75901995000300004
Krohling Peruzzo, CM (2017). Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las culturas contemporáneas , XXIII (3), 161–190. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31652406009
Leite, AS, Santos, E.-ME, & de Sales Júnior, E.-MVB ([sd]). REALIDADE AUMENTADA EO SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO. Recuperado 10 de julho de 2023, de Edu.br website: [link]. (Tori, Da, Hounsell, & Kirner, [s.d.])
Lima, W. V. C., Nunes, F. B., Herpich, F., & Lobo, C. de O. (2021). Uma Reviso Sistemática da Literatura sobre Atividades Educacionais de Realidade Aumentada do Ensino de Ciéncias da Natureza. Revista iberoamericana de tecnología en educación y educación en tecnología, (29), 9–19. Recuperado de [link]
Oliveira Fernandes, AS (2022). RCAAP - O livro expandido: diversas perspectivas em realidade aumentada. Recuperado 12 de julho de 2023, de RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal website: [link].
Severo do Nascimento Júnior, D., & Débora Dantas de Souza Rebouças, A. (2018). Realidade Aumentada na Educação: Uma Análise das Ferramentas Flaras e Aumentaty como Recursos para Aulas Expositivas. RENOTE, 16(1). doi:10.22456/1679-1916.86010
Silva, M. E. de B. (2020). Realidade aumentada como possibilidade para a aprendizagem de ciências. Recuperado de https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7834
Silva, S. das M., Piedade, A., Silva, K., O. Araújo, FP, & Araújo, J. de. (2022). Ferramenta com Realidade Aumentada para o Ensino de Ciências Exatas contextualizado ao Ciclo de Queimadas na Amazônia. Anais Do XXVIII Workshop de Informática Na Escola (WIE 2022) . Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Souza, A. P. de. (2019). O ensino de Biologia celular através da realidade aumentada (RA) em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Recuperado de https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/18532
Tori, R., Da, M., Hounsell, S., & Kirner, C. ([s.d.]). Realidade Virtual. Recuperado 10 de julho de 2023, de Usp.br website: [link].