Relatos de Ação Universitária em Comunidade Quilombola Aracuan de Baixo

  • Izabela Cristina Lopes Carvalho UFOPA
  • Carlos Sávio Sarubi de Souza UFOPA
  • Neidiane Andrade Soares UFOPA
  • Raiane da Silva Coimbra UFOPA
  • Flávia Pessoa Monteiro UFOPA
  • Suzane Aquino Monteiro UFOPA

Resumo


Este artigo aborda uma ação extensionista universitária realizada em uma comunidade quilombola localizada no Baixo Amazonas, Território Trombetas, comunidade Aracuan de Baixo, e suas resultantes. A iniciativa teve como objetivo principal promover a integração tecnológica e educacional por meio de diversas atividades, como oficina de STEM, capacitação de professores da rede básica e criação de jogos, também promover o ingresso de quilombolas na universidade. Como resultados, inclui-se os relatos dos participantes, destacando os benefícios proporcionados pela ação, tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral, e as fotos do evento. Os depoimentos evidenciam o impacto positivo dessas intervenções na autoestima, na busca por conhecimento e no fortalecimento dos laços entre os envolvidos, além de ressaltar a importância de iniciativas semelhantes para o desenvolvimento educacional na Amazônia.

Referências

CPISP - Comissão Pró-Índio de São Paulo. (2021). Quilombolas no Brasil. Acessado em 10 de julho de 2023, de [link].

Ministério da Educação. (s.d.). Educação Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-

Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. (s.d.). Educação do Campo, Indígena e Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://sedu.es.gov.br/educacao-do-campo-indigena-e-quilombola.

Carvalho, A. A., & Leite, J. L. (2018). Quilombos e Educação: uma relação em construção. Revista Ciências da Educação, 24(3), 763-783. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/download/9954/7623.

Paraná, Secretaria de Estado da Educação. (2015). Anexo do Quilombo. Programa de Formação Continuada em Educação Escolar Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de [link].

STEM Brasil. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://stembrasil.org/

Fundação Instituto de Administração. (s.d.). Educação STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://fia.com.br/blog/educacao-stem/

Flutter. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://flutter.dev/

Scratch. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://scratch.mit.edu/

Santos, I. M., & Reis, M. S. (2017). As Contribuições do Scratch na Perspectiva da Aprendizagem Significativa: Um Estudo no Ensino de Matemática. Revista Eletrônica Científica da UESB, 3(1), 63-75. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7831.

Comin, A. P., & Ferreira, L. H. (2019). Contribuições da Educação STEM para o Desenvolvimento de Competências no Ensino de Ciências. Revista de Tecnologia e Sociedade, 15(38), 33-53. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/download/13536/8538.
Publicado
06/11/2023
CARVALHO, Izabela Cristina Lopes; SOUZA, Carlos Sávio Sarubi de; SOARES, Neidiane Andrade; COIMBRA, Raiane da Silva; MONTEIRO, Flávia Pessoa; MONTEIRO, Suzane Aquino. Relatos de Ação Universitária em Comunidade Quilombola Aracuan de Baixo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 774-786. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235345.