Relatos de Ação Universitária em Comunidade Quilombola Aracuan de Baixo
Resumo
Este artigo aborda uma ação extensionista universitária realizada em uma comunidade quilombola localizada no Baixo Amazonas, Território Trombetas, comunidade Aracuan de Baixo, e suas resultantes. A iniciativa teve como objetivo principal promover a integração tecnológica e educacional por meio de diversas atividades, como oficina de STEM, capacitação de professores da rede básica e criação de jogos, também promover o ingresso de quilombolas na universidade. Como resultados, inclui-se os relatos dos participantes, destacando os benefícios proporcionados pela ação, tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral, e as fotos do evento. Os depoimentos evidenciam o impacto positivo dessas intervenções na autoestima, na busca por conhecimento e no fortalecimento dos laços entre os envolvidos, além de ressaltar a importância de iniciativas semelhantes para o desenvolvimento educacional na Amazônia.
Referências
Ministério da Educação. (s.d.). Educação Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-
Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. (s.d.). Educação do Campo, Indígena e Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://sedu.es.gov.br/educacao-do-campo-indigena-e-quilombola.
Carvalho, A. A., & Leite, J. L. (2018). Quilombos e Educação: uma relação em construção. Revista Ciências da Educação, 24(3), 763-783. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/download/9954/7623.
Paraná, Secretaria de Estado da Educação. (2015). Anexo do Quilombo. Programa de Formação Continuada em Educação Escolar Quilombola. Acessado em 10 de julho de 2023, de [link].
STEM Brasil. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://stembrasil.org/
Fundação Instituto de Administração. (s.d.). Educação STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://fia.com.br/blog/educacao-stem/
Flutter. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://flutter.dev/
Scratch. (s.d.). Acessado em 10 de julho de 2023, de https://scratch.mit.edu/
Santos, I. M., & Reis, M. S. (2017). As Contribuições do Scratch na Perspectiva da Aprendizagem Significativa: Um Estudo no Ensino de Matemática. Revista Eletrônica Científica da UESB, 3(1), 63-75. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7831.
Comin, A. P., & Ferreira, L. H. (2019). Contribuições da Educação STEM para o Desenvolvimento de Competências no Ensino de Ciências. Revista de Tecnologia e Sociedade, 15(38), 33-53. Acessado em 10 de julho de 2023, de https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/download/13536/8538.