Ambientes educativos inovadores: reflexões sobre a importância da Sala de Inovação na formação de competências e habilidades dos alunos
Resumo
Este artigo investigou a percepção dos docentes em relação às salas inovadoras e ao uso de ferramentas tecnológicas no ambiente educativo. Por meio de um questionário com escala Likert de 5 pontos, foram coletados dados de 11 professores de uma instituição de ensino profissionalizante. Os resultados indicaram que os docentes reconhecem o potencial das salas inovadoras para melhorar a qualidade do ensino, desenvolver habilidades dos alunos e promover maior engajamento. Além disso, observou-se que a maioria dos docentes já utilizou diversas ferramentas tecnológicas em suas aulas. No entanto, o estudo apresenta algumas limitações, como a amostra restrita e a falta de observação direta das práticas pedagógicas. Recomenda-se realizar pesquisas futuras com amostras maiores e mais diversificadas, incorporando observações diretas das aulas nas salas inovadoras. Também é recomendado investir em capacitação docente e avaliar a efetividade das políticas educacionais relacionadas às salas inovadoras.Referências
Araujo, R. M. d. L. and Frigotto, G. (2015). Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, 52(38):61–80.
Barato, J. N. (2013). Educação técnica e tecnológica pós-secundária: tendências, enfoques e desafios no brasil. In Jacinto, C., editor, Incluir a los jóvenes: retos para la educación terciaria técnica en América Latina. IIPE-UNESCO, Paris.
Barato, J. N. (2015). Fazer bem feito: valores em educação profissional e tecnológica. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura, Representação no Brasil.
Byers, T. and Imms, W. (2017). Solution? evolution? or revolution. Learning Spaces, Teaching Times: Birmingham, 3(3):50–58.
Marques, J. C. D. (2020). Ambientes Educativos Inovadores: Visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua. PhD thesis, Universidade de Lisboa (Portugal).
Monteiro, A., Figueiroa, A., Silva, Â., Coito, J., Bento, M., Campos, O., and Barros, R. (2018). Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século xxi. Research in Education and Community Intervention (RECI-IP).
Moran, J. M. (2013). Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias [Enseñanza y aprendizaje innovadores con apoyo de tecnologías]. JM Moran, MT Masetto y MA Behrens.
Perrenoud, P. (2015). Dez novas competências para ensinar. Artmed editora.
Barato, J. N. (2013). Educação técnica e tecnológica pós-secundária: tendências, enfoques e desafios no brasil. In Jacinto, C., editor, Incluir a los jóvenes: retos para la educación terciaria técnica en América Latina. IIPE-UNESCO, Paris.
Barato, J. N. (2015). Fazer bem feito: valores em educação profissional e tecnológica. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura, Representação no Brasil.
Byers, T. and Imms, W. (2017). Solution? evolution? or revolution. Learning Spaces, Teaching Times: Birmingham, 3(3):50–58.
Marques, J. C. D. (2020). Ambientes Educativos Inovadores: Visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua. PhD thesis, Universidade de Lisboa (Portugal).
Monteiro, A., Figueiroa, A., Silva, Â., Coito, J., Bento, M., Campos, O., and Barros, R. (2018). Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século xxi. Research in Education and Community Intervention (RECI-IP).
Moran, J. M. (2013). Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias [Enseñanza y aprendizaje innovadores con apoyo de tecnologías]. JM Moran, MT Masetto y MA Behrens.
Perrenoud, P. (2015). Dez novas competências para ensinar. Artmed editora.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
LEONE, Silvana do Valle; SILVA, Mauricio Alves Maciel da; BATISTA, Esteic Janaina Santos.
Ambientes educativos inovadores: reflexões sobre a importância da Sala de Inovação na formação de competências e habilidades dos alunos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 787-797.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235366.