Ambientes educativos inovadores: reflexões sobre a importância da Sala de Inovação na formação de competências e habilidades dos alunos

  • Silvana do Valle Leone SENAC MS / Senac Corumbá
  • Mauricio Alves Maciel da Silva SENAC MS / Senac Corumbá
  • Esteic Janaina Santos Batista SENAC MS

Resumo


Este artigo investigou a percepção dos docentes em relação às salas inovadoras e ao uso de ferramentas tecnológicas no ambiente educativo. Por meio de um questionário com escala Likert de 5 pontos, foram coletados dados de 11 professores de uma instituição de ensino profissionalizante. Os resultados indicaram que os docentes reconhecem o potencial das salas inovadoras para melhorar a qualidade do ensino, desenvolver habilidades dos alunos e promover maior engajamento. Além disso, observou-se que a maioria dos docentes já utilizou diversas ferramentas tecnológicas em suas aulas. No entanto, o estudo apresenta algumas limitações, como a amostra restrita e a falta de observação direta das práticas pedagógicas. Recomenda-se realizar pesquisas futuras com amostras maiores e mais diversificadas, incorporando observações diretas das aulas nas salas inovadoras. Também é recomendado investir em capacitação docente e avaliar a efetividade das políticas educacionais relacionadas às salas inovadoras.

Referências

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Publicado
06/11/2023
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LEONE, Silvana do Valle; SILVA, Mauricio Alves Maciel da; BATISTA, Esteic Janaina Santos. Ambientes educativos inovadores: reflexões sobre a importância da Sala de Inovação na formação de competências e habilidades dos alunos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 787-797. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235366.