Trabalhando habilidades da BNCC Computação: Jogo não digital com foco no Desenvolvimento do Pensamento Computacional Desplugado

  • Graziela Ferreira Guarda UPM
  • Arthur Chrystian de Morais Stella UPM
  • Gabrielle de Holanda Oliveira UPM
  • Glenda Miléo Trigo UPM
  • Luiza Gomes Cruz UPM
  • Maria Eduarda Marques de Brito UPM
  • Lauralice De Souza Silva UPM
  • Ismar Frango Silveira UPM

Resumo


A Resolução N° 1 de 2022 representa um importante marco das políticas públicas no Brasil. Isso significa que o Distrito Federal, os estados e os municípios devem reorganizar seus currículos de forma a atender o estabelecido na normativa com vistas a implementar as habilidades e competências da BNCC Computação nas escolas. Nessa direção, um dos pontos de dificuldade é a formação e preparação dos docentes. Com isso em vista, o estudo apresenta uma customização do jogo de mesa ‘Cara a Cara’ com foco no desenvolvimento dos quatro pilares do Pensamento Computacional (PC), apontando caminhos e elencando habilidades da BNCC Computação que podem ser trabalhadas para instrumentalizar os professores. Para tal, foi feita uma pesquisa qualitativa no anexo a Resolução com objetivo descritivo e procedimento documental. Os achados indicam que o jogo é mais apropriado para ser aplicado aos alunos do Ensino Fundamental (prioritariamente dos Anos Iniciais) e quais habilidades do PC se relacionam com as habilidades da BNCC Computação.

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Publicado
06/11/2023
GUARDA, Graziela Ferreira; STELLA, Arthur Chrystian de Morais; OLIVEIRA, Gabrielle de Holanda; TRIGO, Glenda Miléo; CRUZ, Luiza Gomes; BRITO, Maria Eduarda Marques de; SILVA, Lauralice De Souza; SILVEIRA, Ismar Frango. Trabalhando habilidades da BNCC Computação: Jogo não digital com foco no Desenvolvimento do Pensamento Computacional Desplugado. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 810-820. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233355.