Pensamento Computacional no livro didático da Educação Básica: uma análise com professores de Matemática

  • Luis Fernando S. da Silva UFFS
  • Janice Teresinha Reichert UFFS
  • Milton Kist UFFS

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular apresenta discussões com relação a inclusão do Pensamento Computacional em todas as áreas do conhecimento, em particular na Matemática e suas Tecnologias. Apesar dos recentes avanços presentes nas normas para a implementação da Computação na Educação Básica, não há nos documentos a obrigatoriedade de uma disciplina específica, e sim a abordagem de conteúdos relacionados. Com base nisso, o presente artigo tem como objetivo analisar quais as percepções dos docentes, da Educação Básica, da área de Matemática sobre o conceito de Pensamento Computacional e sobre as abordagens apresentadas nos livros didáticos. Para isto, realizou-se uma análise, através de categorias pré-definidas, das respostas apresentadas por 27 docentes da área da Matemática. Os resultados obtidos demonstram que, apesar do aumento no conhecimento sobre o assunto, a abordagem do Pensamento Computacional em sala de aula, no componente de Matemática, ainda é muito limitada.

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Publicado
06/11/2023
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SILVA, Luis Fernando S. da; REICHERT, Janice Teresinha; KIST, Milton. Pensamento Computacional no livro didático da Educação Básica: uma análise com professores de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 821-832. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233462.