Pensamento Computacional no livro didático da Educação Básica: uma análise com professores de Matemática
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular apresenta discussões com relação a inclusão do Pensamento Computacional em todas as áreas do conhecimento, em particular na Matemática e suas Tecnologias. Apesar dos recentes avanços presentes nas normas para a implementação da Computação na Educação Básica, não há nos documentos a obrigatoriedade de uma disciplina específica, e sim a abordagem de conteúdos relacionados. Com base nisso, o presente artigo tem como objetivo analisar quais as percepções dos docentes, da Educação Básica, da área de Matemática sobre o conceito de Pensamento Computacional e sobre as abordagens apresentadas nos livros didáticos. Para isto, realizou-se uma análise, através de categorias pré-definidas, das respostas apresentadas por 27 docentes da área da Matemática. Os resultados obtidos demonstram que, apesar do aumento no conhecimento sobre o assunto, a abordagem do Pensamento Computacional em sala de aula, no componente de Matemática, ainda é muito limitada.
Referências
Bardin, L., (2016), “Análise de conteúdo”. São Paulo: Edições 70. 3 reimp. da 1 edição.
Barr, V. e Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community?. ACM Inroads, 2(1).
Barros, T. T. T., (2020), “Formação em Pensamento Computacional utilizando Scratch para Professores de Matemática e Informática da Educação Básica”. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 de junho de 2023.
Barros, Taiser T. T.; Reategui, Eliseo Berni; Teixeira, Adriano C., (2021), “Study on a training course in Computational Thinking for teachers of basic education in the areas of Mathematics and informatics”. Workshops Proceedings of the Brazilian Congress on Computers in Education (WCBIE).
Berssanette, J. H., and de Francisco, A. C., (2021), “Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar”. Informática Na educação: Teoria & Prática, 24(1 Jan/Abr).
Blikstein, P. (2008) “O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação”, Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de Junho de 2023.
Bulcão, J., Madeira, C., Guimarães, C., and Sousa, C., (2021), “Formação Continuada de Professores em Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional”. Em Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, (pp. 219-226). Porto Alegre: SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de Junho de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação, (2018) “Base Nacional Comum Curricular”. Brasília. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 junho de 2023.
BRASIL, Ministério da Educação, (2019), “EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 03/2019 – CGPLI EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBRAS DIDÁTICAS, LITERÁRIAS E RECURSOS DIGITAIS PARA O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO PNLD 2021”, Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de Junho de 2023.
BRASIL, Ministério da Educação, (2022a), “Parecer CNE/CEB nº 2/2022”. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de Junho de 2023.
BRASIL, Ministério da Educação, (2022b), “RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE OUTUBRO DE 2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC”, Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de Junho de 2023.
Martinelli, S., Zaina, L., and Sakata, T. (2018), “O Pensamento Computacional em Atividades de Ensino mediadas pelo Professor do Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso”. Em Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola, (pp. 509-518). Porto Alegre: SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de junho de 2023.
Papert, S. (1993). Children’s Machine: Rethinking School in the age of the Computer. Traduzido para o português por Sandra Costa, com o título: A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas.
Reichert, J. T., Couto Barone, D. A., & Kist, M. (2020). Computational Thinking in K-12: An analysis with Mathematics Teachers. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 16(6), em1847. https://doi.org/10.29333/ejmste/7832.
Silva, V., Silva, K., and França, R., (2017), “Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas”. Em Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, (pp. 805-814). Porto Alegre: SBC. Disponivel em: [link]. Acesso em: 15 de junho de 2023.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM. 49(3), 33-35. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215.
Yadav, A.; Stephenson, C. e Hong. H. (2017). Computational Thinking for Teacher Education. Communications of the ACM. 60(4), 56-62. http://dx.doi.org/10.1145/2994591.