A gênese instrumental em atividades com o smartphone na formação docente

  • Débora Valletta UFRGS
  • Marcus Basso Mackenzie

Resumo


As exigências advindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em função da cultura digital requer que o professor desenvolva habilidades para integrá-la na sua prática pedagógica. Este artigo pretende investigar o processo de gênese instrumental no smartphone de uso pessoal com professores licenciados em Pedagogia de escolas públicas no estado do Pará. De maneira resumida, pode-se afirmar que a gênese instrumental em atividades com o smartphone possibilitou ao professor o poder de tomar decisões, de expressarem atitudes para as escolhas pessoais para manter o foco na tecnologia ou conteúdo em função dos diferentes níveis de integração da ferramenta.

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Publicado
06/11/2023
VALLETTA, Débora; BASSO, Marcus. A gênese instrumental em atividades com o smartphone na formação docente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 867-876. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234414.