A gênese instrumental em atividades com o smartphone na formação docente
Resumo
As exigências advindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em função da cultura digital requer que o professor desenvolva habilidades para integrá-la na sua prática pedagógica. Este artigo pretende investigar o processo de gênese instrumental no smartphone de uso pessoal com professores licenciados em Pedagogia de escolas públicas no estado do Pará. De maneira resumida, pode-se afirmar que a gênese instrumental em atividades com o smartphone possibilitou ao professor o poder de tomar decisões, de expressarem atitudes para as escolhas pessoais para manter o foco na tecnologia ou conteúdo em função dos diferentes níveis de integração da ferramenta.
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
FARIAS, F. L. DE O. et al. Práticas Pedagógicas Colaborativas utilizando Ferramentas Digitais: Um Relato de experiência na formação de educadores. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 489, 2018. Disponível em [link]. Acesso em: 20 abril 2023.
FRANÇA, R., TEDESCO, P. Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 1464, 2015. Disponível em [link].
MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Editora Unijuí, 2017.
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies. Paris: Armand Colin, 1995.
VALENTE, J. A. Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3., 2016. Disponível em [link].
VALLETTA, D. A convergência entre a ubiquidade na educação e a gênese instrumental: a instrumentação e instrumentalização ubíqua. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Acesso em: 21 abril 2023.
ZANETTI, H., BORGES, M., RICARTE, I. Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 21-30, 2016. Disponível em [link]. Acesso em: 15 abril 2023.