Discutindo a inovação na educação: uma pesquisa-ação participante na formação continuada de professores sobre Tecnologias de Informação e Comunicação

  • Fabiana Diniz Kurtz Unijuí
  • Denilson Rodrigues da Silva URI
  • Edson Luiz Padoin Unijuí
  • Taíse Neves Possani Unijuí
  • Bárbara Gundel Unijuí
  • Ruhan Pieniz Brandão Unijuí

Resumo


Considerando o cenário pós-pandêmico, onde as tecnologias se tornaram agentes importantes, um dos desafios é compreender o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação. O objetivo da pesquisa-ação participativa desenvolvida foi promover, em parceria com as redes públicas estaduais de ensino da região noroeste do Rio Grande do Sul, um curso de formação continuada que construísse ideias inovadoras e disruptivas sobre o papel das tecnologias na educação básica. Os resultados sugerem processo reflexivo do papel do professor como curador do processo pedagógico, ciente de que seu conhecimento envolve as dimensões conteúdo, pedagógica e tecnológica como parte integrante do trabalho docente.

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Publicado
06/11/2023
KURTZ, Fabiana Diniz; SILVA, Denilson Rodrigues da; PADOIN, Edson Luiz; POSSANI, Taíse Neves; GUNDEL, Bárbara; BRANDÃO, Ruhan Pieniz. Discutindo a inovação na educação: uma pesquisa-ação participante na formação continuada de professores sobre Tecnologias de Informação e Comunicação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 909-917. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234682.