Desenvolvendo o Pensamento Computacional Utilizando Scratch: Um Relato de Experiência da Formação de Professores da Educação Básica

  • Alana Lage de Souza DOCTUM
  • Nerval Rabelo Neto DOCTUM
  • Yvssa Carneiro Desmots Eliote DOCTUM
  • Eduardo Gomes de Oliveira Colégio Pedro II / UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Ronney M. de Castro UFJF
  • Antonio Alexandre Lima UNIRIO / UERJ
  • Paulo Jose de Alcantara Gimenez UNIRIO

Resumo


No contexto atual, onde a tecnologia da informação está presente no dia a dia das pessoas, os estudantes precisam desenvolver diversas habilidades, dentre elas está o Pensamento Computacional (PC), que possibilita a aquisição de aptidões essenciais para resolver problemas do mundo real. Este artigo descreve experiências adquiridas em uma oficina de formação de professores da Educação Básica que ocorreu de forma remota/síncrona e utilizou o ambiente de programação Scratch como forma de introduzir o PC, demonstrando formas de estimular o raciocínio lógico e matemático e como as novas tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula de maneira simples, lúdica e interativa. Após a realização de uma avaliação da percepção dos participantes, observouse que, em sua maioria, não conheciam a temática e houve um desempenho positivo quanto ao aprendizado sobre a utilização do Scratch e dos benefícios que o PC pode trazer, desenvolvendo habilidades importantes para o crescimento pessoal e profissional.

Referências

Barbosa, A. F. (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Tic educação 2013. 2014.

Barcelos, T., Bortoletto, R., e Andrioli, M. (2016). Formação online para o desenvolvimento do pensamento computacional em professores de matemática. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1228.

Basili, V. R. (1992). Software modeling and measurement: the goal/question/metric paradigm. Technical Report CS-TR-2956, UMIACS-TR-92-9, University of Maryland.

Bastos, V. C. (2020). Formação continuada de professores: Contribuições da oficina pedagógica para a aprendizagem do software scratch. Revista Docência e Cibercultura, 4(3):291–307.

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. PhD thesis, Tese (Doutorado em Informática na Educação)–Universidade Federal do Rio . . . .

Brasil, Ministério da Educação (2017). Base nacional comum curricular. Brasília-DF: MEC, Secretaria de Educação Básica.

Brezolin, C. V. S. e Silveira, M. S. (2021). Panorama brasileiro de uso de ferramentas para desenvolvimento do pensamento computacional e ensino de programação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 398–407. SBC.

CIEB (2021). Currículo de referência em tecnologia e computação. Disponível em https://curriculo.cieb.net.br, Acesso em 24 fev. 2022.

Cuny, J., Snyder, L., e Wing, J. M. (2010). Demystifying computational thinking for noncomputer scientists. Unpublished manuscript in progress, referenced in http://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf.

Gil, A. C. (2015). Didática do ensino superior. Atlas.

Guest, G., Bunce, A., e Johnson, L. (2006). How many interviews are enough? an experiment with data saturation and variability. Field methods, 18(1):59–82.

Kampff, A. J. C., Lopes, T., Alves, I. M., de Souza, V. C., Rigo, S., e Marson, F. (2016). Pensamento computacional no ensino superior: Relato de uma oficina com professores da universidade do vale do rio dos sinos. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1316.

Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B., e Eastmond, E. (2010). The scratch programming language and environment. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 10(4):1–15.

Medeiros, M. F. e Medeiros, A. M. (2018). Educação e tecnologia: explorando o universo das plataformas digitais e startups na área da educação. In Anais do V CONEDU-Congresso nacional de educação; Pernambuco: Realize, volume 1.

Nascimento, L. d. C. N., Souza, T. V. d., Oliveira, I. C. d. S., Moraes, J. R. M. M. d., Aguiar, R. C. B. d., e Silva, L. F. d. (2018). Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Revista brasileira de enfermagem, 71:228–233.

Pereira, M. d. C. e Silva, T. d. (2013). O uso da tecnologia na educação na era digital. Revista Saberes em Rede CEFAPRO de Cuiabá-MT.

Scaico, P. D., de Lima, A. A., Azevedo, S., Silva, J. B. B., Raposo, E. H., Alencar, Y., Mendes, J. P., Scaico, A., et al. (2013). Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02):92.

Silva, T. R., de Araujo, G. G., e Silva Aranha, E. H. (2014). Oficinas itinerantes de scratch e computaçao desplugada para professores como apoio ao ensino de computaçao–um relato de experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, page 380.

Silva, V., Silva, K., e França, R. (2017). Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, pages 805–814.

Thiry-Cherques, H. R. et al. (2009). Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Revista PMKT, 3(2):20–27.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Zaharija, G., Mladenović, S., e Boljat, I. (2013). Introducing basic programming concepts to elementary school children. Procedia-social and behavioral sciences, 106:1576–1584.
Publicado
06/11/2023
SOUZA, Alana Lage de; NETO, Nerval Rabelo; ELIOTE, Yvssa Carneiro Desmots; OLIVEIRA, Eduardo Gomes de; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney M. de; LIMA, Antonio Alexandre; GIMENEZ, Paulo Jose de Alcantara. Desenvolvendo o Pensamento Computacional Utilizando Scratch: Um Relato de Experiência da Formação de Professores da Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 918-929. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234771.