Desenvolvendo o Pensamento Computacional Utilizando Scratch: Um Relato de Experiência da Formação de Professores da Educação Básica

  • Alana Lage de Souza DOCTUM
  • Nerval Rabelo Neto DOCTUM
  • Yvssa Carneiro Desmots Eliote DOCTUM
  • Eduardo Gomes de Oliveira Colégio Pedro II / UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Ronney M. de Castro UFJF
  • Antonio Alexandre Lima UNIRIO / UERJ
  • Paulo Jose de Alcantara Gimenez UNIRIO

Resumo


No contexto atual, onde a tecnologia da informação está presente no dia a dia das pessoas, os estudantes precisam desenvolver diversas habilidades, dentre elas está o Pensamento Computacional (PC), que possibilita a aquisição de aptidões essenciais para resolver problemas do mundo real. Este artigo descreve experiências adquiridas em uma oficina de formação de professores da Educação Básica que ocorreu de forma remota/síncrona e utilizou o ambiente de programação Scratch como forma de introduzir o PC, demonstrando formas de estimular o raciocínio lógico e matemático e como as novas tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula de maneira simples, lúdica e interativa. Após a realização de uma avaliação da percepção dos participantes, observouse que, em sua maioria, não conheciam a temática e houve um desempenho positivo quanto ao aprendizado sobre a utilização do Scratch e dos benefícios que o PC pode trazer, desenvolvendo habilidades importantes para o crescimento pessoal e profissional.

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Publicado
06/11/2023
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SOUZA, Alana Lage de; NETO, Nerval Rabelo; ELIOTE, Yvssa Carneiro Desmots; OLIVEIRA, Eduardo Gomes de; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney M. de; LIMA, Antonio Alexandre; GIMENEZ, Paulo Jose de Alcantara. Desenvolvendo o Pensamento Computacional Utilizando Scratch: Um Relato de Experiência da Formação de Professores da Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 918-929. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234771.