Letramento Digital como Ação Extensionista de uma Universidade Federal na Amazônia
Resumo
O letramento digital (LD) é uma habilidade valiosa ao mercado de trabalho contemporâneo, onde o uso de tecnologias de informação e comunicação está cada vez mais presente, embora muitas pessoas ainda sofram de exclusão digital, falta de acesso ou falta de habilidades para utilizar essas tecnologias. Projetos de extensão universitários têm desempenhado um papel importante na promoção do LD e na redução da exclusão digital, oferecendo capacitação a comunidades carentes. Este trabalho analisou as contribuições de um projeto de inclusão digital universitário ofertado a 70 alunos de baixa renda, em uma cidade do interior do Pará, cujos resultados indicam que as TICs ajudaram a melhorar as perspectivas de emprego desses indivíduos.
Referências
Gubert, A. L. and Mueller, F. (2020). Letramento digital: desafios nos cursos de educação a distância-ead. Revista Multitexto, 8(1):30–37.
Leite, R. C. L. and Sampaio, E. C. (2020). Pid-monte belo iii. Anais da Jornada Científica e Cultural FAESA, pages 71–73.
Lima Neto, N. V. and Carvalho, A. B. d. (2022). Letramento digital: breve revisão bibliográfica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores. Texto Livre, 15.
Medeiros, I. C. (2021). O ciclo da inclusão digital: social-digital-social digital inclusion cycle: social-digital-social. Brazilian Journal of Development, 7(8):75705–75714.
Menezes, A. H. N., Duarte, F. R., Carvalho, L. O. R., and Souza, T. E. S. (2019). Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, pages 1–84.
Oliveira, W. R. (2021). Tanálise traça mapas da extrema pobreza paraense a partir do cadastro único. url [link]. Acesso: 27/11/2021.
Rodrigues, B. G. (2022). O domínio das novas tecnologias da informação e comunicação pelos trabalhadores terceirizados do ifba/campus seabra e suas implicações na empregabilidade contemporânea.
Tavares, N. O. and Ferreira, E. W. T. (2022). Análise descritiva do perfil de alunos evadidos do ensino médio integrado utilizando power bi desktop. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 11(2).
Tinmaz, H., Lee, Y.-T., Fanea-Ivanovici, M., and Baber, H. (2022). A systematic review on digital literacy. Smart Learning Environments, 9(1):1–18.
Yong, L. D. P. and Forneck, K. L. (2022). O letramento digital e as políticas de inclusão digital na formação inicial de professores de língua espanhola. Revista Educação e Linguagens, 11(22):423–447.