Uma investigação da percepção de docentes do ensino superior em computação sobre o Ensino Baseado em Competências: um recorte no Estado da Bahia

  • Leandro S. Cruz UFBA
  • José A. M. Santos UEFS
  • Lais N. Salvador UFBA

Resumo


O ensino baseado em competências (EBC) é uma abordagem que promove a autoaprendizagem e estabelece uma conexão entre o acadêmico e profissional. Em contraste com a educação tradicional, que se caracteriza por uma abordagem conteudista e um sistema de avaliação baseado em notas, o EBC enfatiza o desenvolvimento de habilidades práticas e a aplicação do conhecimento em contextos reais. Este artigo busca analisar as percepções dos docentes de computação sobre o EBC. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário, empregando método híbrido que integrou métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados obtidos revelaram que os docentes possuem visões variadas e equilibradas em relação ao EBC. Os resultados fornecem insights valiosos que podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias e na promoção de uma abordagem efetiva e alinhada com as demandas do mercado de trabalho.

Referências

ACM (2017). Information Technology Curricula 2017: Curriculum Guidelines for Baccalaureate Degree Programs in Information Technology. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA.

Albanese, M., Mejicano, G., Mullan, P., Kokotailo, P., and Gruppen, L. (2008). Defining characteristics of educational competencies. Medical education, 42:248–55.

Binkley, M., Erstad, O., Herman, J., Raizen, S., Ripley, M., Miller-Ricci, M., and Rumble, M. (2012). Defining twenty-first century skills. In Springer, pages 17–66. Springer Netherlands.

Burke, J. (1989). Competency Based Education And Training. Routledge, London, EN.

CC2020 (2020). Computing Curricula 2020: Paradigms for Global Computing Education. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA.

Cidral, A., Kemczinski, A., and De Abreu, A. (2022). A abordagem por competências na especificação do perfil do egresso do bacharelado em sistemas de informação.

Claro, M., Preiss, D., San Martin, E., Jara, I., Hinostroza, J., Valenzuela, S., Cortes, F., and Nussbaum, M. (2012). Assessment of 21st century ict skills in chile: Test design and results from high school level students. Computers & Education, 59:1042–1053.

Clear, A., Clear, T., Impagliazzo, J., and Wang, P. (2020). From knowledge-based to competency-based computing education: Future directions. In 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–7.

Delors, J. et al. (1996). Learning: The Treasure Within. UNESCO Publishing.

Henri, M., Johnson, M. D., and Nepal, B. (2017). A review of competency-based learning: Tools, assessments, and recommendations. Journal of Engineering Education, 106(4):607–638.

Kasunic, M. (2005). Designing an effective survey.

Lee, D. M. S., Trauth, E. M., and Farwell, D. (1995). Critical skills and knowledge requirements of is professionals: A joint academic/industry investigation. MIS Quarterly, 19(3):313–340.

Perkins, D. N. and Salomon, G. (2012). Teaching for transfer. Educational leadership, 70(2):34–40.

Santos, G., Souza, A., Ortoncelli, A., Beal, F., Oliveira, R., Peratz, T., and Silva, R. (2023). Currículo por competência: Um relato de experiência na reestruturação do projeto pedagógico de um curso de bacharelado em engenharia de software. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 259–270, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Schunk, D. H. and Zimmerman, B. J. (2008). Motivation and self-regulated learning: Theory, research, and applications. Routledge.

Society, I. C. (2014). Swecom technical report version 1.0. ieee-cs. In 2014 Software Engineering Competency Model (SWECOM), pages 1–7.

Spady, W. G. and Mitchell, D. E. (1977). Competency based education: Organizational issues and implications. Educational Researcher, 6(2):9–15.

Torres, G. and da Hora, H. (2014). Pesquisa em Saúde Pública: Como Desenvolver e Validar Instrumentos de Coleta de Dados. Appris.

Zabala, A. and Arnau, L. (2010). Como aprender e ensinar competências. Práxis Educativa, 6(1):133–134.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CRUZ, Leandro S.; SANTOS, José A. M.; SALVADOR, Lais N.. Uma investigação da percepção de docentes do ensino superior em computação sobre o Ensino Baseado em Competências: um recorte no Estado da Bahia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 940-951. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235023.