O Potencial das Tecnologias Digitais para Inspirar Práticas Pedagógicas nas Escolas do Município de São Leopoldo
Resumo
Este artigo apresenta um recorte sobre os recursos digitais disponíveis nas escolas municipais da cidade de São Leopoldo e as possíveis práticas pedagógicas inspiradas por estes recursos. Inicialmente, o artigo faz uma contextualização dos avanços tecnológicos digitais no contexto escolar. Na sequência, aborda a questão da cultura digital impactando o fazer docente. Apresenta os relatos da prática educativa de uma professora da rede que articula o uso destes recursos tecnológicos para engajar os estudantes no protagonismo de sua construção de conhecimento. O artigo conclui sinalizando a necessidade de constante formação docente, considerando que apenas dispor os recursos não garantem o uso efetivo dos mesmos nas práticas educativas.
Referências
Bassani, P. S. (2020) Mais que online, OnLife: o que você já ouviu falar sobre isso? Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun. 2023.
Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Diário Oficial da União. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 jun. 2023.
Costa Júnior, G. F. (2021) O uso das tecnologias educacionais nas escolas públicas durante a pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 12. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 jun. 2023.
Duque, R. C. S. et al. (2023) Impacto do uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem: o papel do professor como mediador. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 3, Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jun. 2023.
Franco, M. A. S. (2020) Por uma metodologia formativo-emancipatória: articulando teoria e práxis. Reflexões que Transformam e Inspiram, Mamanguape, PB, p. 1-9.
Gonsales, P. e Biancconi, G. (2022) Conheça a história de Léa Fagundes, professora pioneira da educação digital em sala de aula. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 jun. 2023.
Lévy, P. (1999) Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
Moran, J. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33.
Sahb, W. F. (2016) Tecnologias digitais da informação e comunicação e o processo de expansão e integração da educação superior no MERCOSUL. 2016. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.