O Potencial das Tecnologias Digitais para Inspirar Práticas Pedagógicas nas Escolas do Município de São Leopoldo

  • Andrea Dreher Müller Universidade Feevale
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • Sandra Miorelli Universidade Feevale

Resumo


Este artigo apresenta um recorte sobre os recursos digitais disponíveis nas escolas municipais da cidade de São Leopoldo e as possíveis práticas pedagógicas inspiradas por estes recursos. Inicialmente, o artigo faz uma contextualização dos avanços tecnológicos digitais no contexto escolar. Na sequência, aborda a questão da cultura digital impactando o fazer docente. Apresenta os relatos da prática educativa de uma professora da rede que articula o uso destes recursos tecnológicos para engajar os estudantes no protagonismo de sua construção de conhecimento. O artigo conclui sinalizando a necessidade de constante formação docente, considerando que apenas dispor os recursos não garantem o uso efetivo dos mesmos nas práticas educativas.

Referências

Bacich, L. e Moran, J. (2017) Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem Teórico - Prática. 1. ed. Porto Alegre: Editora Penso.

Bassani, P. S. (2020) Mais que online, OnLife: o que você já ouviu falar sobre isso? Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun. 2023.

Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Diário Oficial da União. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 jun. 2023.

Costa Júnior, G. F. (2021) O uso das tecnologias educacionais nas escolas públicas durante a pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 12. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 jun. 2023.

Duque, R. C. S. et al. (2023) Impacto do uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem: o papel do professor como mediador. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 3, Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jun. 2023.

Franco, M. A. S. (2020) Por uma metodologia formativo-emancipatória: articulando teoria e práxis. Reflexões que Transformam e Inspiram, Mamanguape, PB, p. 1-9.

Gonsales, P. e Biancconi, G. (2022) Conheça a história de Léa Fagundes, professora pioneira da educação digital em sala de aula. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 jun. 2023.

Lévy, P. (1999) Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Moran, J. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33.

Sahb, W. F. (2016) Tecnologias digitais da informação e comunicação e o processo de expansão e integração da educação superior no MERCOSUL. 2016. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MÜLLER, Andrea Dreher; BARBOSA, Débora Nice Ferrari; MIORELLI, Sandra. O Potencial das Tecnologias Digitais para Inspirar Práticas Pedagógicas nas Escolas do Município de São Leopoldo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 952-960. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235035.