Parâmetros de avaliação qualitativa em Ciência da Computação no Ensino Fundamental I

  • Uianes Luiz Rockenbach Biondo Prefeitura Municipal de Santo Augusto

Resumo


Este resumo expandido apresenta uma pesquisa cujo problema é: De quais maneiras avaliar as habilidades de Ciência da Computação no Ensino Fundamental I? Tendo por objetivo geral a proposta de definir parâmetros para avaliação qualitativa de habilidades em Ciência da Computação para o Ensino Fundamental I. A pesquisa foi motivada pela inclusão da Ciência da Computação na Base Nacional Comum Curricular. Os procedimentos metodológicos envolveram análise de conteúdo. E como resultado foram produzidas 85 questões para auxiliar o professor no processo de avaliação.

Referências

Brasil, Ministério da Educação. (2023). “Base Nacional Comum Curricular.”, [link], 16 jul. 2023.

Brasil, Ministério da Educação. (2022, a). “Computação Complemento à BNCC.”, [link], 10 jun. 2023.

Brasil, Ministério da Educação. (2018). “Estrutura da BNCC.”, [link], 11 jun. 2023.

Brasil, Ministério da Educação. (1996). “Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.”, [link], 11 jun. 2023.

Brasil, Ministério da Educação. (2022, b). “Normas sobre Computação na Educação Básica Complemento à BNCC.”, [link], 11 jun. 2023.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 70ª edição. Editora: Edições 70, LDA. Lisboa Portugal.

Hoffmann, J. (2003). Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 23ª edição. Editora: Editora Mediação. Porto Alegre.
Publicado
06/11/2023
BIONDO, Uianes Luiz Rockenbach. Parâmetros de avaliação qualitativa em Ciência da Computação no Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 972-982. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235120.