Parâmetros de avaliação qualitativa em Ciência da Computação no Ensino Fundamental I
Resumo
Este resumo expandido apresenta uma pesquisa cujo problema é: De quais maneiras avaliar as habilidades de Ciência da Computação no Ensino Fundamental I? Tendo por objetivo geral a proposta de definir parâmetros para avaliação qualitativa de habilidades em Ciência da Computação para o Ensino Fundamental I. A pesquisa foi motivada pela inclusão da Ciência da Computação na Base Nacional Comum Curricular. Os procedimentos metodológicos envolveram análise de conteúdo. E como resultado foram produzidas 85 questões para auxiliar o professor no processo de avaliação.
Referências
Brasil, Ministério da Educação. (2022, a). “Computação Complemento à BNCC.”, [link], 10 jun. 2023.
Brasil, Ministério da Educação. (2018). “Estrutura da BNCC.”, [link], 11 jun. 2023.
Brasil, Ministério da Educação. (1996). “Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.”, [link], 11 jun. 2023.
Brasil, Ministério da Educação. (2022, b). “Normas sobre Computação na Educação Básica Complemento à BNCC.”, [link], 11 jun. 2023.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 70ª edição. Editora: Edições 70, LDA. Lisboa Portugal.
Hoffmann, J. (2003). Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 23ª edição. Editora: Editora Mediação. Porto Alegre.