Formação Inicial de Professores do Curso de Letras para o Uso Competente das TDIC: Panorama Nacional de Trabalhos de Programas de Pós-Graduação

  • Lidiane Loureiro de Mello UFFS
  • Ana Maria de Oliveira Pereira UFFS

Resumo


As TDIC condicionam ao cenário educacional importantes aspectos a serem pensados acerca da formação inicial de professores. Este estudo traz para debate o panorama nacional dos estudos na formação de recursos humanos para o uso das TDIC em trabalhos de Pós-Graduação com foco na formação inicial de professores dos cursos de Letras Português e/ou Inglês. De caráter qualitativo e bibliográfico, buscou-se nos Periódicos da Capes e também SBC-Open Lib (SOL), o que tem sido produzido nesta temática. A partir da análise concluímos que, embora a temática esteja presente nas matrizes curriculares, ainda se mostra insuficiente para o preparo destes professores para as potencialidades que as TDIC podem ofertar ao ensino-aprendizagem.

Referências

BRASIL. (2015) “Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada”. Brasília: Ministério da Educação.

Cunha, Shirlei Alexandra da. (2020) “Formação Inicial em Letras nas universidades públicas do Estado de São Paulo para o uso das TDIC: humanizando ou instrumentalizando?” Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Lévy, Pierre. (1999). “Cibercultura”. São Paulo: Ed. 34.

Prenski, Marc. (2001) “Digital Natives, Digital Immigrants”. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. Disponível em: Digital Natives, Digital Immigrants (marcprensky.com) acesso em 04 de jul. de 2023.

Reis, Mary Soares de Almeida. (2017) “O professor de língua inglesa e sua relação com as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC): uma análise do projeto pedagógico de Letras da Universidade Estadual de Goiás – Campus São Miguel do Araguaia”. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) – Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis.

Rubio, Ana Claudia Pereira; Oliveira, Ozerina Victor de. (2021) “Currículo, Tecnologias Digitais de Rede e Formação Inicial de Professores: Imbricações”. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29, 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 1569-1582. ISSN 2447-8776.

Silva, Maria do Socorro de Lucena. (2016) “Letramento digital na formação inicial do docente de letras no interior da Paraíba” Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Tenório, Rafael Gomes. (2015) “Delineamentos de um curso para professores em formação sobre as TDIC como ferramentas para o ensino de língua estrangeira” Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Lavras.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MELLO, Lidiane Loureiro de; PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. Formação Inicial de Professores do Curso de Letras para o Uso Competente das TDIC: Panorama Nacional de Trabalhos de Programas de Pós-Graduação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 983-991. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235219.