Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem: uma análise da percepção dos professores quanto a utilização das TDICs em um cenário de pandemia COVID-19
Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como recurso pedagógico, demonstrou novas possibilidades para que a educação permeasse entre professores e alunos durante a pandemia. Esta pesquisa tem por objetivo investigar os aspectos relacionados à aplicação e desafios na utilização das TDICs em escolas municipais no cenário voltado à pandemia COVID-19. Esta possui uma abordagem quantitativa e utilizou-se do método de pesquisa survey englobando como instrumento de pesquisa o questionário. Participaram da pesquisa 31 professores e os resultados obtidos apontam que a utilização das TDICs em sala de aula requer capacitação e possuem características promissoras quanto a melhoria do trabalho e do processo educacional.Referências
Benício, L. A. O., Vaz, I. F., and Pelicioni, B. B. (2021). A importância do uso das tics no processo de ensino-aprendizagem frente à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Brazilian Journal of Health Review, 4(3):10294–10300.
Brasil (2022). Painel coronavírus. Disponivel em: https://covid.saude.gov.br Acesso em: 07 mar. 2023.
Correia, J. M. (2020). Uso das tics na prática docente numa escola do município de assunção-pb em meio a pandemia do covid-19. Universidade Federal da Paraíba.
Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A. Z., and Moscarola, J. (2000). O método de pesquisa survey. Revista de Administra&ccdeil; ão da Universidade de São Paulo, 35(3).
MARTIN, G. S. and SANTOS, L. A. d. (2017). Educação e tecnologias: um olhar sobre a utilização das tics no ifma, campus codó.
Martines, R. D. S., Medeiros, L. M., da Silva, J. P. M., and Camillo, C. M. (2018). O uso das tics como recurso pedagógico em sala de aula. CIET: EnPED.
Martins Torres, R. d. A., Sales da Silva, L., et al. Promoção da educação em saúde com as juventudes no contexto escolar através de uma web rád. Libros Universidad Nacional Abierta ya Distancia.
Pimentel, A. C., Carmo, D. A. G. d., Lopes, L. d. M., Dalfior, M. N., and Silva, T. L. A. d. (2021). A inclusão das tics no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental. Repositório Universitário da Ânima (RUNA).
Pinochet, L. (2014). Tecnologia da informação e comunicação. Elsevier, 1 edition.
Santos, P. K., Ribas, E., and Oliveira, H. B. (2017). Educação e tecnologias. SAGAH.
Sousa, G. R., Borges, E. M., and Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, 5(1):146–169.
Teodorowitsch, L. (2021). Tecnologias de informação e comunicação e seu potencial na educação escolar. Repositório Universitário da Ânima (RUNA).
Theodoro, V. E. G., Gomes, A. S., and Palomino, P. (2020). Percepção de professores do ensino fundamental acerca do uso de tics no ensino remoto emergencial.
UNESCO (2022). Impacto da covid-19 na educação. Disponivel em: https://webarchive.unesco.org/web/20220626203817/ https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em : 08 mar. 2023.
UNICEF (2022). Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes. Disponivel em: [link]. Acesso em : 08 mar. 2023.
Veloso, R. (2012). Tecnologia da informação e comunicação. Saraiva, 1 edition.
Vesfal, L. C. (2018). A utilização das tics na educação básica: um estudo de caso na eeems (minas gerais). Universidade Federal de Juiz de Fora, page 117.
Brasil (2022). Painel coronavírus. Disponivel em: https://covid.saude.gov.br Acesso em: 07 mar. 2023.
Correia, J. M. (2020). Uso das tics na prática docente numa escola do município de assunção-pb em meio a pandemia do covid-19. Universidade Federal da Paraíba.
Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A. Z., and Moscarola, J. (2000). O método de pesquisa survey. Revista de Administra&ccdeil; ão da Universidade de São Paulo, 35(3).
MARTIN, G. S. and SANTOS, L. A. d. (2017). Educação e tecnologias: um olhar sobre a utilização das tics no ifma, campus codó.
Martines, R. D. S., Medeiros, L. M., da Silva, J. P. M., and Camillo, C. M. (2018). O uso das tics como recurso pedagógico em sala de aula. CIET: EnPED.
Martins Torres, R. d. A., Sales da Silva, L., et al. Promoção da educação em saúde com as juventudes no contexto escolar através de uma web rád. Libros Universidad Nacional Abierta ya Distancia.
Pimentel, A. C., Carmo, D. A. G. d., Lopes, L. d. M., Dalfior, M. N., and Silva, T. L. A. d. (2021). A inclusão das tics no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental. Repositório Universitário da Ânima (RUNA).
Pinochet, L. (2014). Tecnologia da informação e comunicação. Elsevier, 1 edition.
Santos, P. K., Ribas, E., and Oliveira, H. B. (2017). Educação e tecnologias. SAGAH.
Sousa, G. R., Borges, E. M., and Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, 5(1):146–169.
Teodorowitsch, L. (2021). Tecnologias de informação e comunicação e seu potencial na educação escolar. Repositório Universitário da Ânima (RUNA).
Theodoro, V. E. G., Gomes, A. S., and Palomino, P. (2020). Percepção de professores do ensino fundamental acerca do uso de tics no ensino remoto emergencial.
UNESCO (2022). Impacto da covid-19 na educação. Disponivel em: https://webarchive.unesco.org/web/20220626203817/ https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em : 08 mar. 2023.
UNICEF (2022). Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes. Disponivel em: [link]. Acesso em : 08 mar. 2023.
Veloso, R. (2012). Tecnologia da informação e comunicação. Saraiva, 1 edition.
Vesfal, L. C. (2018). A utilização das tics na educação básica: um estudo de caso na eeems (minas gerais). Universidade Federal de Juiz de Fora, page 117.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
NASCIMENTO, Maria Daniely S.; FELIX, Zildomar Carlos; SOUZA, Ellen Polliana Ramos; NOBREGA, Angela M. S..
Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem: uma análise da percepção dos professores quanto a utilização das TDICs em um cenário de pandemia COVID-19. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1058-1068.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234510.