Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem: uma análise da percepção dos professores quanto a utilização das TDICs em um cenário de pandemia COVID-19

  • Maria Daniely S. Nascimento UFRPE
  • Zildomar Carlos Felix UFRPE
  • Ellen Polliana Ramos Souza UFRPE
  • Angela M. S. Nobrega Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba

Resumo


As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como recurso pedagógico, demonstrou novas possibilidades para que a educação permeasse entre professores e alunos durante a pandemia. Esta pesquisa tem por objetivo investigar os aspectos relacionados à aplicação e desafios na utilização das TDICs em escolas municipais no cenário voltado à pandemia COVID-19. Esta possui uma abordagem quantitativa e utilizou-se do método de pesquisa survey englobando como instrumento de pesquisa o questionário. Participaram da pesquisa 31 professores e os resultados obtidos apontam que a utilização das TDICs em sala de aula requer capacitação e possuem características promissoras quanto a melhoria do trabalho e do processo educacional.

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Publicado
06/11/2023
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NASCIMENTO, Maria Daniely S.; FELIX, Zildomar Carlos; SOUZA, Ellen Polliana Ramos; NOBREGA, Angela M. S.. Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem: uma análise da percepção dos professores quanto a utilização das TDICs em um cenário de pandemia COVID-19. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1058-1068. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234510.