Um “Objeto de Fazer Pensar” Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura

  • Marcelo Barbosa Magalhães Escola Estadual Professor Milton Pacheco
  • Aline Silva De Bona IFRS
  • Anelise Lemke Kologeski IFRS
  • Victor Davi Pompeu de Mattos IFRS

Resumo


O trabalho apresenta um “objeto de fazer pensar” - uma dobradura de matemática - que proporcionou curiosidade aos discentes para resolverem os problemas propostos em oficinas - de forma desplugada e plugada, e também aos docentes, em um espaço maker. O objetivo do artigo é compartilhar o poder da criação de atividades investigativas para promover a aprendizagem, desde as tecnologias até a matemática e vice-versa. Tais atividades, atreladas à metodologia do pensamento computacional, promovem um espaço de criação cooperativo de múltiplos saberes, sem uma resposta única para os problemas, mas que exige formação docente, em particular no que tange a apropriação das tecnologias emergentes.

Referências

Bobsin, R. S.; Nunes, N. B.; Kologeski, A. L.; Bona, A. S. (2020). “O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica.” Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . pág. 1473-1482. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1473>. Acesso em: 21 de jun. de 2023.

Bona, A. S. (2012). “Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação”. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

Bona, A. S. (2021). “(Des)Pluga: o Pensamento Computacional atrelado a Atividades Investigativas e a uma Metodologia Inovadora”. Editora: Pragmatha, São Paulo, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 de jul. de 2023.

Fioreze, L. A.; Halberstadt, F. F.. (Org.) (2021). “Aprendizagens e Vivências no Ensino de Matemática em tempos de pandemia”. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 de jul. de 2023.

Kologeski, A. L., Batista, V. S., Bobsin, R. S., Espíndola, R. W. P., Bernardo, N. B., Martins, J. S., Bona, A. S. (2019) “Tecnologia na Educação: O Pensamento Computacional e a Computação Desplugada como forma de Inclusão Digital” Em: Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019). pág 288-297. Disponível em: <10.5753/cbie.wcbie.2019.288>. Acesso em: 23 de jun. de 2023.

Monzon, L.; Basso, M. (2019). “GeoGebra e Impressão 3D: desenvolvendo o Pensamento Geométrico Espacial.” In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 276-285. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.276>. Acesso em: 14 de jul. de 2023.

Moran, S. (2010). “Creativity in School”. In K. Littleton, C. Wood, & J. Kleine Staarman (Eds.), The International Handbook of Psychology in Education (pp. 319-359). England: Emerald. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 de jul. de 2023.

Papert, S. (1993). “Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas”. Basic Books, Nova York: 1993. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 de jul. de 2023.

Papert, S., Solomon, C. (1971). Twenty Things to Do with a Computer. Educational Technology magazine. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 de jul. de 2023.

Raabe, A. L. (2016). “Uma estação móvel que possibilita transformar a sala de aula em espaço maker.” In: I CONFERÊNCIA FABLEARN BRASIL. 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 de jul. de 2023.

Raabe, A. L., Gomes, E., B. (2018) “Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação”. Revista Tecnologias na Educação, Ano 10, Número/Vol.26. Edição Temática VIII – III Congresso sobre Tecnologias na Educação (2018). Disponível em: [link]. Acesso em: 14 de jul. de 2023.

Roveri, J. P. (2022). A "crise da escola" em periódicos (2000-2015): uma pesquisa para (re)visão. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, São Paulo. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 de jul. de 2023.

Silva, G. P. S., Lucena, C. S., Souza, E. C., Cavalcante, M. S. (2021) “ A utilização do origami como ferramenta auxiliar no ensino de geometria plana.” Em: VII CONEDU Conedu em Casa. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. de 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MAGALHÃES, Marcelo Barbosa; BONA, Aline Silva De; KOLOGESKI, Anelise Lemke; MATTOS, Victor Davi Pompeu de. Um “Objeto de Fazer Pensar” Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1090-1100. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235053.