O Ensino da Informática como forma de Inclusão para Mães Atípicas: um Relato de Experiência na APAE

  • Romário E. Santos UFRPE / UAST
  • Ellen P. Souza UFRPE / UAST
  • Rildo de C. da Silva UFRPE / UAST
  • Maria D. Sobral UFRPE / UAST
  • Juliana L. Nóbrega APAE
  • Carlos A. Batista UFRPE / UAST
  • Zildomar C. Félix UFRPE / UAST

Resumo


Atualmente, são encontradas iniciativas que atuam com o objetivo de realizar a inclusão digital de Pessoas com Deficiência intelectual e múltipla para proporcionar autonomia em suas vidas. Porém, os responsáveis por essas pessoas normalmente são as mães, e muitas vezes elas se encontram em situação de exclusão digital devido à alta carga de responsabilidades que possuem, bem como pela falta de incentivos ou de projetos que as assistam. O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre uma oficina de informática que foi planejada e ministrada com mães e responsáveis de assistidos da APAE de Serra Talhada-PE, com o objetivo de capacitá-las em tópicos de tecnologias digitais e proporcionar mais autonomia, qualidade de vida e inclusão digital.

Referências

Balieiro, K., Cosme, L., da Silva, A., Cangussu, A., and Cosme, L. (2014a). Inclusão digital de mulheres no ifnmg campus montes claros: Um relato de experiência. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 169–178. SBC.

Balieiro, K., Cosme, L., da Silva, A., Cangussu, A., and Cosme, L. (2014b). Inclusão digital de mulheres no ifnmg campus montes claros: Um relato de experiência. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 169–178. SBC.

de Godoi, S. C., dos Santos, A. F., Brandão, C. C., and da Silva, B. F. (2022). Entre a dor e o amor: reflexões acerca do cuidado familiar de pcd. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, 6(12):259–269.

Guterres, A. (2023). Onu. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/03/1810982. Acesso em: 7 de Junho 2023.

Moraes, T. B. (2017). Oficina de inclusão digital para pessoas com deficiência.

Neumann, D. M. C. and Missel, R. J. (2019). Família digital: a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentes. Pensando familias, 23(2):75–91.

Rocha, E. F. and do Carmo Castiglioni, M. (2005). Reflexões sobre recursos tecnológicos: ajudas técnicas, tecnologia assistiva, tecnologia de assistência e tecnologia de apoio. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 16(3):97–104.

Santos, R. E., Souza, E. P., Apolinário, J. A., Silvestre, A. D., Lopes, J. C., da Silva, R. d. C., Sobral, M. D., and da Silva, M. E. (2023). Análise dos dados de inclusão sociodigital das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares: um estudo com assistidos da apae de serra talhada. In Anais do IV Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, pages 74–85. SBC.

Santos, R. E., Souza, E. P., Lopes, J. C., de C. da Silva, R., da Silva, P. M., and Félix, Z. C. (2022). Currículo base para o ensino de pensamento computacional para pessoas com deficiência intelectual e múltipla: um relato de experiência com usuários da apae de serra talhada-pe. WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), pages p. 97–108.

Sartori, A., de Araújo Kohler, L. P., Antunes, L. Z., Zucco, F., Lopes, M. C., and Ribeiro, L. W. (2022). Atividades para empoderar meninasa seguirem a área da computação. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2022).

Women, U. (2022). Progress on the sustainable development goals: The gender snapshot 2022.
Publicado
06/11/2023
SANTOS, Romário E.; SOUZA, Ellen P.; SILVA, Rildo de C. da; SOBRAL, Maria D.; NÓBREGA, Juliana L.; BATISTA, Carlos A.; FÉLIX, Zildomar C.. O Ensino da Informática como forma de Inclusão para Mães Atípicas: um Relato de Experiência na APAE. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1101-1111. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235259.