“Ética Hacker”e Educação: Quais as suas Aproximações?

  • Ricardo Paes dos Santos UPE
  • Giovana Ribeiro Peixoto Rocha UPE
  • Ana Carolina Ferreira Nery UPE
  • Alena Pimentel Mello Cabral Nobre UPE
  • Cleyton Mario de Oliveira Rodrigues UPE

Resumo


Com a globalização, a entrada da tecnologia na vida cotidiana das pessoas e de suas instituições têm ocorrido por diversas portas. No contexto escolar e de educação no geral, os adventos digitais trouxeram atualizações e interferências nas ferramentas de aprendizagem. Na internet e entre seus usuários - perpassando esses ambientes de ensino -, surgem diversos novos movimentos, entre eles o crescimento da cultura Hacker. O seguinte artigo caracteriza-se como uma revisão de literatura que utiliza o scoping review para tracejar a interação do movimento Hacker com a educação e seus dispositivos ao longo dos processos de globalização e modernização dessas ferramentas de tecnologia.

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Publicado
06/11/2023
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SANTOS, Ricardo Paes dos; ROCHA, Giovana Ribeiro Peixoto; NERY, Ana Carolina Ferreira; NOBRE, Alena Pimentel Mello Cabral; RODRIGUES, Cleyton Mario de Oliveira. “Ética Hacker”e Educação: Quais as suas Aproximações?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1125-1136. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235293.