Um Estudo Remoto de Inclusão Digital de Mulheres Idosas no Codesign de Interação: estratégias e desafios

  • Valéria Argôlo Rosa UESB
  • Daiane Gomes Meira UESB
  • Ecivaldo de Souza Matos UFBA

Resumo


A participação de pessoas idosas em um processo de codesign de interação pode ser desafiadora devido a vários fatores, dentre eles, destacase a falta de experiência com a tecnologia digital. Promover a inclusão digital antes das atividades de design se mostra uma solução relevante. Este artigo visa apresentar as estratégias implementadas para favorecer a inclusão digital dessas mulheres idosas em um contexto remoto, destacando os desafios enfrentados. Os resultados sugerem que as estratégias adotadas foram eficazes para promover uma inclusão digital significativa. Espera-se que este estudo contribua para iniciativas e pesquisas futuras sobre inclusão digital de idosos, bem como para o campo do design de interação envolvendo essa população.

Referências

Aras, V. (2004). Exclusão digital: o que é isto.

Baranauskas, M. C. C., Martins, M. C., and Valente, J. A. (2013). Codesign de Redes Digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Penso Editora.

Bonilla, M. H. S. and Oliveira, P. C. S. d. (2011). Inclusão digital: ambiguidades em curso. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2.

Estatuto, D. (2004). Idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Flauzino, K. d. L., Pimentel, M. d. G. C., Batistoni, S. S. T., Zaine, I., Vieira, L. O. B., Rodrigues, K. R. d. H., and Cachioni, M. (2020). Letramento digital para idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, 45.

Freitas, R. C., de Macêdo, K. d. P., de Queiroz, P. M., Pires, A. K., and Nunes, I. D. (2022). Um comparativo da inclusão digital de pessoas idosas antes e durante a pandemia. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 319–327. SBC.

Goldman, S. N. (2006). Virtu@ lidade: As delícias e as agruras da internet para idosos. Olinda. Editora Elógica.

Gontijo, S. (2005). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. In Envelhecimento ativo: uma política de saúde, pages 60–60.

Knowles, B., Bull, C. N., Davies, N., Simm, W., Bates, O., and Hayes, N. (2019). Examining interdependencies and constraints in co-creation. In Proceedings of the 2019 on Designing Interactive Systems Conference, pages 291–302.

Kopeć, W., Nielek, R., and Wierzbicki, A. (2018). Guidelines towards better participation of older adults in software development processes using a new spiral method and participatory approach. In Proceedings of the 11th International workshop on cooperative and human aspects of software engineering, pages 49–56.

Machado, L. R. (2019). Mcdmsênior-modelo de competências digitais para m-learning com foco nos idosos.

Machado, L. R., Grande, T. P. F., Behar, P. A., and Luna, F. d. M. R. (2016). Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos. ETD-Educação Temática Digital, 18(4):903–921.

Marcon, K. and Carvalho, M. J. S. (2016). Concepções de inclusão digital na formação inicial de educadores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(02):44.

Mattos, F. A. M., Santos, B. D. D. R., et al. (2009). Sociedade da informação e inclusão digital: uma análise crítica— information society and digital inclusion: a critical analysis. Liinc em Revista, 5(1).

Nações, U. (1982). Assembleia mundial sobre envelhecimento: Resolução 39/125.

Neves, B. B. and Amaro, F. (2012). Too old for technology? how the elderly of lisbon use and perceive ict. The journal of community informatics, 8(1):1–12.

Orzeszek, D., Kopec, W., Wichrowski, M., Nielek, R., Balcerzak, B., Kowalik, G., and Puchalska-Kaminska, M. (2017). Beyond participatory design: Towards a model for teaching seniors application design. arXiv preprint arXiv:1707.05667.

Rodrigues, K. R., Onuki, L. A., Assunção, D. M., Junior, S. G., and Pimentel, M. G. (2020). Possibilities for the digital literacy of the older people in times of social distancing. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–6.

Rosa, J. C. and Matos, E. (2016). Semio-participatory framework for interaction design of educational software. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.

Rosa, V. A. and de Souza Matos, E. (2020). Strategies to improve engagement of long-lived elderly women (80+) in the interaction co-design process: challenges and lessons learned. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.

Rosa, V. A., Rosário, L. F., Andrade, I., and de Souza Matos, E. (2020). Inclusão digital de mulheres idosas longevas: uma experiência de empoderamento por meio da empatia na produção de tecnologia. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 489–498. SBC.

Sanders, E. B.-N. and Stappers, P. J. (2008). Co-creation and the new landscapes of design. Co-design, 4(1):5–18.

Simonsen, J. and Robertson, T. (2012). Routledge international handbook of participatory design. Routledge.

Tarouco, L. M. R. (2013). Um panorama da fluência digital na sociedade da informação. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, pages 285–311.

Vieira, M. C. and Santarosa, L. M. C. (2009). O uso do computador e da internet e a participação em cursos de informática por idosos: meios digitais, finalidades sociais. Anais do 20º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 17–20.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ROSA, Valéria Argôlo; MEIRA, Daiane Gomes; MATOS, Ecivaldo de Souza. Um Estudo Remoto de Inclusão Digital de Mulheres Idosas no Codesign de Interação: estratégias e desafios. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1137-1148. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235340.